Translate

1 de agosto de 2017

BelzebonG agita a noite em São Paulo

Se em outros tempos o Brasil era alvo de turnês, onde formações decadentes tinham como objetivo apenas ganhar “alguns trocados” – hoje podemos afirmar que a história é outra. Muitas bandas, praticamente desconhecidas do grande público, causam verdadeiro alvoroço quando aportam por terras brasileiras. Esse é o caso dos poloneses do BelzebonG – formada em 2008, e com dois álbuns, uma demo e um EP na bagagem, passam pela América do Sul, em excursão por Uruguai, Argentina, fechando a Tour no Brasil – onde foram os escolhidos para encabeçar a primeira edição do festival “Doom Nation Fest”, que aconteceu no dia 29/07 em São Paulo e no dia 30/07 no Rio de Janeiro. 




E na primeira data do Fest, o Feeling Music, foi o local escolhido, para sediar o evento, e se mostrou muito apropriado para esse fim. Na entrada, já havia um bom público aguardando a liberação do acesso ao recinto, pois além dos poloneses, ainda teríamos os catarinenses do Ruínas de Sade (que também tocaria na edição carioca do evento), e os paulistas do Saturndust.
Com a maioria do público já devidamente “acomodado”, o Ruínas de Sade apresentou um set que agradou em cheio aos presentes. Com o EP homônimo a tiracolo, tocaram "Cadáver da Terra", além disso, apresentaram canções que estarão presentes no primeiro "Full Lenght" da banda. O público acompanhava atentamente a apresentação cavernosa dos caras. Canções longas e pesadíssimas cantadas em português trouxeram uma atmosfera nebulosa aos que testemunharam a performance dos catarinenses da cidade de Brusque.



Depois de passado os efeitos da apresentação do Ruinas, o Saturndust foi o responsável por manter o clima sombrio e apresentou músicas de seus dois últimos álbuns e, sem destoar do estilo das outras bandas, o trio apresentou um set list com músicas cheias de experimentações e com uma veia mais atmosférica. A empolgação era evidente entre os músicos, e nem mesmo uma falha no cabo do microfone, fez com que os caras tivessem sua apresentação comprometida. Saíram bastante aplaudidos pelo público que reconheceu o esforço da banda. "Vale lembrar que esse foi a última apresentação" antes de embarcarem para Las Vegas, onde tocarão em um festival que ainda terá nomes como King Diamond e Carcass. Não é qualquer coisa.
Enquanto alguns aproveitavam a pausa para ir ao banheiro, comprar merchandising ou tomar umas cervejas, outros já tratavam de se posicionar em frente ao palco para assistir a performance da atração principal. O quarteto polonês rapidamente posiciona os equipamentos, alternando goles generosos de cerveja e tragadas em uns cigarrinhos confeccionados especialmente para a ocasião. Aliás, a fumaça já se fazia presente durante todo o evento, e acabou se tornando parte do efeito visual do ambiente - que a essa altura, estava praticamente lotado. Sem muitas delongas, "Bong Trower" do EP "Dungeon Vultures", foi o cartão de visitas, e o som denso e climático já descrito anteriormente davam características não de um show, mas sim, de um "Ritual Doom" regido pela dança macabra, onde os músicos agitavam de forma compassada suas cabeleiras, seguindo o ritmo do som instrumental, arrastado e mórbido. Praticamente não houve interação com o público e executaram o set list, praticamente em "uma só tacada".



O friozinho da noite de sábado foi propício e combinou com o clima instaurando dentro do Feeling Music, e todos que lá estiveram não reclamaram. Vamos torcer para que o "Doom Nation" entre na agenda permanente de shows dessa cidade e que continue trazendo atrações desse porte.


SETLIST Ruínas de Sade:

1- Hammer Of Witches
2- Cadáver da Terra
3- Herbonaut
4- Herbula Rite


SETLIST Saturndust:

1- Negative Parallel Dimensions
2- Astral Dominion
3- All Transmisions Have Been Lost
4- Time Lapse Of The Existence


SETLIST BelzebonG:

1- Bong Thrower
2- Names Of The Devil
3- Acid Funeral
4- Dungeon Vultures
5- Diabolical Dopenosis
6- Goat Smoking Blues


Por: Roberio Lima
Fotos: Roberio Lima
Agradecimento: Erick Tedesco - Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário