Translate

21 de março de 2018

Nome importante da história do rock, Steve Hackett se apresenta no Brasil em março de 2018


Steve Hackett é conhecido por seu enorme talento e inovação no rock. Ele era o guitarrista da formação clássica do Genesis: Gabriel, Collins, Banks e Rutherford. Esse time fez álbuns aclamados como Selling England by the Pound. Em março de 2018 os brasileiros poderão assistir o artista ao vivo em Porto Alegre (Espaco Araujo Vianna, 20 de março), São Paulo (Espaço das Américas, 22 de março), Rio de Janeiro (Vivo Rio, 23 de março), Niterói (Teatro Municipal de Niterói, 24 de março) e Belo Horizonte (Palácio das Artes, 25 de março). As apresentações fazem parte da Top Cat Series, sequência de shows internacionais promovida pela Top Cat Produções Artísticas. 

A turnê pretende englobar toda carreira de Hackett, incluindo o projeto Genesis Revisited, novas e antigas canções solo e um pouco do supergrupo GTR, que formou com Steve Howe, nos anos 80.
Com a versatilidade que demonstra como compositor e instrumentista, ele tem influência de muitos gêneros, como jazz, world music e blues. Seus discos clássicos contam com versões para compositores como Bach e Satie. As composições de Hackett para o violão são admiradas por nomes como Yehudi Menuhin. Um de seus trabalhos mais ambiciosos é a gravação de "A Midsummer Night's Dream", acompanhado pela Royal Philharmonic.

Com o Genesis, Steve na guitarra produziu momentos inesquecíveis: desde a sensibilidade do seu som acústico em "Horizons e Blood on the Rooftops" aos solos dramáticos em "Firth of Fifth" e "Fountain of Salmacis". Quando embarcou na carreira solo, Steve explorou novos horizontes, inventando sons e técnicas inovadores, como a do 'tapping'. Sua carreira solo incluiu o hit Cell 151, e também a superbanda GTR.
Após o GTR, Steve trabalhou com grandes nomes como Paul Carrick, Bonny Tyler, John Wetton e Brian May, que cita Steve como influência. Hackett produziu Genesis Revisited, álbum que fez sucesso. Buscando suas raízes ele compôs Blues with a Feeling, enquanto continuava desafiando seus horizontes misturando sons, gêneros e um toque de exotismo.
Seus discos recentes possuem um alto grau de sofisticação, percebido na atmosfera dramática de "Darktown" e "Wild Orchids" ou na viagem colorida pelo tempo e espaço de "To Watch the Storms". Em 2009, o lançamento de "Out Of The Tunnel's Mouth", escrito e gravado em meio a problemas pessoais e profissionais, obteve resposta positiva dos admiradores e críticos, sendo considerado seu melhor trabalho até então. Logo após o lançamento de OOTTM aconteceu "Beyond the Shrouded Horizon" (2011), que também foi muito bem recebido. Em 2012 Steve colaborou com Chris Squire, do Yes, no disco ‘A Life Within a Day’, do projeto ‘Squackett’ .
As apresentações ao vivo de Hackett levam o público para uma jornada extraordinária, que tem base numa rica herança musical. Clássicos do Genesis como "Firth Of Fifth" se combinam com o melhor do seu trabalho solo e material recente, demonstrando que Steve é um artista de alto nível. Com o auxílio de alguns dos melhores músicos do planeta, o estilo único da guitarra de Steve continua sendo a base desse show.
A entrada do Genesis no Hall da Fama do Rock, em 2010, é prova da qualidade de sua música. Steve sempre respeitou o som do Genesis. Seu álbum duplo Genesis Revisited II, lançado em 2012, traz uma seleção de artistas icônicos tocando canções populares do grupo. A excursão mundial de Genesis Revisited em 2013 foi repetida em 2014 e 2015.
Sem se acomodar, Steve continua produzindo material novo. Seguindo o sucesso de "Wolflight", seu mais recente disco "The Night Siren" chegou às paradas em muitos países, incluindo o top 30 na Inglaterra.
 
A vinda de Steve Hackett é parte do Top Cat Concert Series, projeto iniciado ano passado, que trouxe Renaissance e 10.000 Maniacs ao Brasil. Em 2018, o Top Cat Concert Series continua, com shows e eventos internacionais com música de qualidade, dando ênfase ao jazz, blues e rock clássico e progressivo de todo mundo, procurando agregar o publico em todas as suas apresentações.

Foto: Roger Salem

Agradecimento: Ana Paula Romeiro - Assessoria de Imprensa  /  Espaço das Américas  /  Top Cat Concert

Nenhum comentário:

Postar um comentário