Translate

14 de abril de 2018

Gagged lança clipe de ‘Cidade sem lugar’ com críticas ao caos político


Das ruas às manchetes de jornais, o cotidiano nas grandes cidades ao redor do Brasil e do mundo constroem paradoxos. Do amável ao desagradável, do prazeroso ao perigoso, trata-se de um lugar que pulsa como a vida e cujas demandas são perfeitos dilemas da contemporaneidade. Este é o diálogo proposto na música e na inteligente letra de cunho sócio-política de ‘Cidade sem lugar’, novo single da banda de hardcore melódico Gagged que agora também estreia em forma de videoclipe. Assista aqui: https://youtu.be/3kEyOqSmCyI

Dirigido e produzido por Deivide Leme, da Couraça Filmes, o clipe de ‘Cidade sem Lugar’ mostra a banda tocando em uma caixa forrada por papel jornal, do chão ao teto. A estética está diretamente conectada à mensagem da música, que aborda os absurdos naturalizados e a desumanização cotidiana em São Paulo. Apesar da referência à capital paulista, é sobre a realidade de grandes metrópoles, mas a mensagem é facilmente aplicada ao Rio de Janeiro, Curitiba, Buenos Aires ou qualquer grande centro do mundo subdesenvolvido latino americano.

Junto ao videoclipe, a banda também disponibiliza o making of da produção, que pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zEfD0Chvacw

A produção do clipe durou um dia inteiro para a colagem dos jornais na estrutura em forma de cubo, realizada pela própria Gagged junto ao diretor. No decorrer do vídeo, manchetes saltam à tela para apontar injustiças sociais e o caos promovido pela insensibilidade de políticos. Os jornais, que apresentam uma visão fragmentada, por vezes distorcida, da vida cotidiana são justapostos como numa tentativa de reconstrução da realidade.

É uma das consequências das relações permeadas predominantemente pela lógica do dinheiro. Tudo aquilo que foge da lógica da eficiência, tudo aquilo que apresenta a imperfeição humana, tudo aquilo que contesta - ou emperra - o ritmo da ‘máquina’ é rechaçado, rebaixado, marginalizado”, aponta o vocalista Zeca.

Da agressividade do punk à velocidade do hardcore e a complexidade dos arranjos e da composição do rock, ‘Cidade sem lugar’ é a síntese da nova fase da Gagged. Em 2018, a banda do interior de São Paulo chega madura para o lançamento do novo álbum, que será anunciado em breve, junto a um livro que conecta o punk rock a uma análise política da realidade contemporânea.

CIDADE SEM LUGAR (letra)

Ilha Bandeirante das conquistas mais infames,
Sujo e vil... seu caminhar hostil.
As vias que nos levam à praça e aos reaças e me afastar de mim,
A cimentar minha alma
Procurei mas não encontrava
Um traço humano em ti.

Construiu em si uma muralha.
Bem vindo a ti São Paulo!
Me perdi de mim, nesta Cidade sem Lugar.

Das marquises, das fraturas, dos mesmos vícios e estruturas
E das senzalas e pelourinhos que sobrevivem ao grito do Ipiranga.
Dos sobrenomes... e a distância do que há de vivo aqui.

Construiu em si uma muralha.
Bem vindo a ti São Paulo!
Me perdi de mim, nesta Cidade sem Lugar.


Ficha Técnica da música:
Primeiro single do disco "Sobre Nós", com lançamento em 2018.
Letra: Zeca Ruas/Ali Zaher Jr.
Música: Gagged
Gravado e Mixado em abril de 2016 por Ali Zaher Jr. no estúdio Sunrise Music - Araraquara/SP
Masterizado por Nick Townsend no estúdio Townsend Mastering - Los Angeles/CA (EUA)
Produzido por Ali Zaher Jr.



 


 



Foto: Deivide Leme
 Agradecimento: Erick Tedesco - Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário