Translate

14 de maio de 2018

Plebe Rude lança videoclipe de “Disco em Moscou”, e questiona a globalização cultural na Guerra Fria


A banda Plebe Rude - uma das primeiras bandas punks do país, surgida nos anos finais da ditadura militar – lança videoclipe do single “Disco em Moscou” (https://goo.gl/DgLr1Z). Trata-se de uma adaptação em português da música “Disco in Mosco”, da banda inglesa The Vibrators, formada no final da década de 70, e uma das mais influentes da história do punk rock em todo o mundo. 

Foto: Divulgação

A música foi escrita nos primeiros anos da banda, entre 81 e 83, e foi resgatada após pesquisas dos integrantes. É uma das faixas de “Primórdios”, álbum ao vivo lançado há cerca de duas semanas, que traz, além de “Disco em Moscou” – com a versão de estúdio como bônus, e foi esta a utilizada no videoclipe -, outras oito faixas inéditas, compostas na mesma época, e igualmente recentemente descobertas. 

“Disco em Moscou” é um questionamento sobre o acesso da cultura ocidental pela antiga União Soviética, no período da Guerra Fria. Naquela época, o globo era dividido radicalmente entre capitalismo e socialismo, e foi marcado por uma disputa sem conflitos diretos entre as duas grandes superpotências. A União Soviética, como socialista, rejeitava a cultura do resto do mundo, e por isso a música indaga se em Moscou dança-se disco, que é ainda um apelido para discotheque.

Já o videoclipe, dirigido por Rapha Al, traz trechos do show de gravação da música - mesmo de todo o álbum “Primórdios”, lançado há cerca de duas semanas -, junto com imagens icônicas da época da guerra fria, com o espírito dançante da disco.


Agradecimento: Diene Guedes - Press Pass


Nenhum comentário:

Postar um comentário