Translate

13 de novembro de 2018

Compositor brasileiro João MacDowell transforma “Sétimo Selo” em ópera

A ópera ‘O Sétimo Selo” do compositor brasileiro João Mac Dowell será apresentada no dia 14 de novembro no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí e no dia 17 de novembro em Ilhabela, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos.

O projeto Conexão Bergman junta cinema e ópera numa co-produção cultural de excelência internacional e promove um expressivo intercâmbio artístico reunindo profissionais do Brasil, Suécia e Estados Unidos para a primeira apresentação mundial na versão completa em concerto da nova ópera com coro, solistas e orquestra. A orquestra sinfônica, sob a regência do maestro Edson Beltrami, e o grande coro do Conservatório de Tatuí se reunirão com o diretor de palco sueco, Bengt Gomér - que dirigiu Turandot de Puccini, no Dalhalla Opera com a soprano Nina Stemme no papel principal. Além de Gomér, sete solistas suecos (a soprano dramático Pauline Pfeifer no papel de A Morte, a soprano Johanna Martell no papel de Mia, o tenor Michael Axelsson no papel de Jof, a mezzo-soprano Linnea Andreassen como o Escudeiro Jons, Bjorn Larson no papel do Monge Raval, Maria Demérus no papel da Bruxa Tyan e o Barítono David Wijkman no papel do cavaleiro Antonius Block) estarão na montagem brasileira ao lado de artistas locais.

O projeto terá ainda, além do concerto no conservatório de Tatuí - com entrada franca - uma extensa programação gratuita: workshop de produção fonográfica, com o compositor João Mac Dowell e José Carlos Pires Junior, coordenador educacional da FATEC Tatuí; master class de composição musical e master class de voz com solistas suecos.

De Tatuí, o Conexão Bergman segue para Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, onde acontecerá - no Centro Cultural Baía dos Vermelhos - nos dias 16 e 17 de novembro a exibição do filme o ‘Sétimo Selo’ de 1957 e mesa redonda sobre o processo de transcriação do filme em ópera, com a participação de João MacDowell e a apresentação completa em concerto da ópera.


Serviço:

Tatuí SP
Dia 1 de novembro, quinta-feira:
16h - Masterclass Composição: Estética e Harmonia em Grandes formas com João MacDowell
Local: FATEC - Estúdio do Curso de Produção Fonográfica. 



Dia 5 de Novembro, segunda feira:
14h - Masterclass Canto com Paulina Pfeifer - Soprano Dramático
Local: Conservatório de Tatuí


Dia 8 de Novembro, quinta feira:
14h - Masterclass Canto com David Wijkman - Baritone
16h10 - Masterclass Canto com Michael Axelsson - Tenor
Local: Conservatório de Tatuí



Dia 14 de novembro, quarta-feira
Concerto: Cantata da ópera "O Sétimo Selo" – 20h
Local: Conservatório de Tatuí
Entrada franca



Ilhabela - SP

Dia 16 de Novembro, sexta-feira:
20h - exibição do filme "O Sétimo Selo” e mesa redonda sobre o processo de transcriação do filme em ópera.
Dia 17 de novembro, sábado
20h - Concerto: Cantata da ópera "O Sétimo Selo"



INGRESSOS GRATUITOS



INFORMAÇÕES: www.setimoselo.com.br


Agradecimento: Miriam Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário