Translate

2 de abril de 2019

Carbônica une rock de garagem e realidade política brasileira em álbum de estreia

Foto: Divulgação

Incendiar o debate político e social por meio do rock ‘n roll é um dos objetivos do power trio Carbônica. Com mais de 10 anos de estrada, a banda celebra sua jornada com um álbum que analisa os últimos anos da realidade brasileira e foca no futuro através de riffs poderosos e letras provocadoras. “Carbônica” já está disponível nas plataformas de música digital.

Ouça “Carbônica”: http://smarturl.it/CarbonicaAlbum


Fundado em 2007 na cidade de Guarulhos, o trio é formado atualmente por Will (guitarra e vocal), Vini (baixo e sampler) e Alex (bateria) e, desde o início da sua trajetória, assumiu o compromisso com uma cena independente ativa e acessível, mantendo um olhar para a realidade urbana e periférica que reflete nas letras do disco.

Luta antifascista, problemas de manutenção das barragens de mineradoras, respeito a minorias e busca por uma cidade mais acessível se tornaram bandeiras da banda e se mostram mais atuais do que nunca no álbum de estreia, que reúne faixas dos EPs lançados nos últimos anos e cinco músicas inéditas. Tudo isso embalado por uma roupagem que vai do disco-punk ao drum and bass, do blues ao garage.

Nós acabamos de completar 10 anos de estrada e as 10 músicas desse álbum são o retrato dessa trajetória, que é fazer rock com tesão, se divertir e expor nossas verdades através do nosso trabalho artístico”, conta o guitarrista e vocalista Will.

Ao lado de outras bandas de Guarulhos, o Carbônica fundou o Projeto CLAM, que agora atua também como produtora e selo musical. A partir de 2009, passaram a realizar intervenções culturais em espaços urbanos, conhecidas como CLAMdestino. A apropriação artística e coletiva já passou por vários locais de São Paulo, sempre levando música, fomentando e difundindo com atitude a cultura rock.

Essas apresentações foram o combustível para o primeiro EP da banda, “Rock Puro e Sem Gelo” (2012). O trabalho trazia no título a filosofia do Carbônica e, na produção, a assinatura do californiano Brendan Duffey. Dois anos depois, o trio tinha conquistado uma base de fãs e experiência suficiente para garantir a produção de seu segundo EP, “Inflamável”. Após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo, foram arrecadados 114% da verba necessária. O compacto conta com quatro músicas gravadas e mixadas pelo próprio baterista da banda no Estúdio Casa CLAM e masterizadas por Brendan Duffey. 

Tivemos experiências bem bacanas nesse processo de gravações em vários estúdios e com vários artistas. No Norcal Studios tivemos a oportunidade de gravar com um californiano que já trabalhou com gente de peso da gringa e com quem aprendemos muito. E na Casa CLAM foi a hora de colocar na prática as coisas que acreditamos. Por lá, montamos um estúdio e criamos nosso selo CLAM Discos, onde também começamos a produzir e lançar outros artistas”, conta Will.

O segundo EP abriu as portas uma turnê pelo nordeste em 2015. Na passagem por Natal (RN), o som do Carbônica chamou atenção de Anderson Foca, fundador do renomado Festival DoSol e músico das bandas Camarones Orquestra Guitarrística, Orquestra Greiosa e Fetuttines, que convidou o trio a gravar o sucessor de “Inflamável” no estúdio DoSol com Yves Fernandes, que também é baterista da Camarones. “TR3S” foi lançado pelo selo DoSol e já demonstrava a evolução sonora da banda. 

Assista ao clipe “Inflamável” em 360º: https://youtu.be/fTilYYZI6Dw

Mantendo seu ativismo cultural, o Carbônica criou em 2016 a festa Noites Inflamáveis, em que convidava artistas de todo o país a dividirem o palco. Além de colocar Guarulhos cada vez mais no circuito de grandes shows, o evento ajudou a estreitar os laços entre bandas e público. 

Assista ao clipe “Até no Caos”: https://youtu.be/Tw1QUF3fUFA

Em uma década de história, já são mais de 300 apresentações pelo Brasil, sendo a atração principal ou dividindo o palco com artistas como Molho Negro, Gabriel Thomaz Trio, Camarones Orquestra Guitarrística, Nevilton e Ego Kill Talent. Carbônica vem se apresentando, sempre de forma envolvente, pelo circuito da Grande São Paulo e em outras cidades do país, com passagens por Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais.

Agora, o grupo celebra a sua já rica trajetória sem deixar de olhar para o futuro. “Carbônica” é um retrato das mudanças e traumas vividos no Brasil nos últimos 10 anos, com letras que parecem proféticas e funcionam como alertas para o futuro. O álbum está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça “Carbônica”: http://smarturl.it/CarbonicaAlbum



Agradecimento: Nathália Pandeló - Build Up Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário