Páginas

8 de abril de 2025

Craft Recordings e Bluesville Records anunciam reedições de Buddy Guy e Scrapper Blackwell

Foto: Craft Recordings


Craft Recordings e Bluesville Records anunciam um novo lote de reedições para dois guitarristas altamente influentes: 'This Is Buddy Guy!', de 1968, que marcou o álbum de estreia ao vivo do celebrado artista, e 'Mr. Scrapper's Blues', o álbum de retorno de 1962 do seminal machado pré-guerra Scrapper Blackwell. Com lançamento previsto para 16 de maio e disponível para pré-venda, ambos os LPs serão lançados em vinil em parceria com o líder audiófilo Acoustic Sounds e apresentam masterização totalmente analógica pelo engenheiro indicado ao GRAMMY® Matthew Lutthans (The Mastering Lab). Os álbuns são prensados em vinil de 180 gramas na Quality Record Pressings (QRP) com capas tip-on reproduzidas fielmente. Completando cada título, há uma tira de obi perspicaz com novas notas do produtor, escritor e músico vencedor do GRAMMY Scott Billington. Além disso, os álbuns remasterizados estão disponíveis em alta resolução e áudio digital padrão.

Vencedor oito vezes do GRAMMY, indicado ao Rock and Roll Hall of Fame e ganhador do GRAMMY Lifetime Achievement Award, Buddy Guy (nascido em 1936) é há muito considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Uma figura-chave na cena do blues de Chicago, cujo trabalho como cantor, compositor e guitarrista sempre transitou entre o blues e o rock'n'roll, Guy influenciou várias gerações de músicos (Jimi Hendrix, Eric Clapton, Gary Clark Jr. e John Mayer, para citar alguns) durante sua carreira de sete décadas.

Gravado ao vivo no New Orleans House, um local intimista em Berkeley, Califórnia, o álbum coloca os ouvintes na primeira fila, enquanto Guy toca composições originais (incluindo sua lânguida "I Had a Dream Last Night" e a funky "24 Hours of the Day") com covers bem escolhidos, como "Fever", de Little Willie John, e "Knock on Wood", de Eddie Floyd. Acompanhado por uma banda unida, incluindo os saxofonistas AC Reed e Bobby Fields, além do baixista Jack Meyers, Guy está realmente no auge de sua destreza.

Foto: Craft Recordings


Embora menos conhecido do que muitos de seus contemporâneos, o cantor, compositor e guitarrista Scrapper Blackwell (1903–1962) foi um músico extremamente talentoso do início do século XX que abriu seu próprio caminho na cena do blues. Com um estilo revolucionário que transitava entre o jazz e o blues, Blackwell era conhecido por sua dedilhada articulada de notas únicas no violão acústico — uma técnica que informaria o som elétrico do blues de Chicago nas décadas seguintes.

Avançando para o final dos anos 50, com a ascensão do renascimento do folk-blues, quando Blackwell foi encorajado a retornar aos holofotes. Em 1961, ele gravou um álbum completo para o selo Bluesville da Prestige Records. A sessão solo íntima, capturada em Indianápolis, encontra Blackwell na guitarra e nos vocais, enquanto ele executa parte de seu repertório mais conhecido, incluindo o mencionado acima "Blues Before Sunrise", o instrumental "'A' Blues", o acelerado "Little Boy Blues" e "Little Girl Blues", que apresenta o artista no piano. Tragicamente, assim como Blackwell estava preparado para um segundo ato de sucesso, sua vida foi tirada dele durante um assalto aleatório, não muito antes do lançamento do álbum. Nos anos seguintes, no entanto, suas gravações influenciariam uma série de roqueiros, bluesmen e artistas folk. 

Foto: Craft Recordings


Para mais informações, visite bluesvillerecords.com


Agradecimento: Craft Recordings

Nenhum comentário:

Postar um comentário