Páginas

5 de maio de 2025

DREAM THEATER anuncia o boxset com oito LPs, intitulado 'Vol. II'

Foto: Divulgação


Os pioneiros do metal progressivo, vencedores do Grammy, do DREAM THEATER, lançaram em 2024 o boxset de enorme sucesso 'Vol. I', que abrange os álbuns de estúdio da banda de 1992 a 1999. Agora, a banda anuncia 'Vol. II', que inclui, notavelmente, os quatro aclamados álbuns de estúdio seguintes: "Six Degrees Of Inner Turbulence" (2002), "Train Of Thought" (2003), "Octavarium" (2005) e "Systematic Chaos" (2007).

Este box com oito LPs está disponível exclusivamente em Rhino.com na América do Norte e em lojas selecionadas da Warner Music Group internacionalmente. A edição mundial é limitada a apenas 2.500 cópias.

Confira aqui.

'Vol II' destaca a jornada do Dream Theater ao longo dos anos 2000, refletindo não apenas sua contínua evolução sonora, mas também seu sucesso em conquistar espaço para o metal progressivo nas paradas internacionais. Este volume inclui o icônico 'SIX DEGREES OF INNER TURBULENCE', que apresenta a faixa-título de 42 minutos que resume sua abordagem para redefinir os limites da música comercial. Este álbum também apresenta a suíte de doze passos do baterista Mike Portnoy com "The Glass Prison" e continua ao longo dos próximos quatro álbuns de sua discografia. O último acorde de 'SIX DEGREES OF INNER TURBULENCE' serve como acorde de abertura para o álbum seguinte do grupo, 'TRAIN OF THOUGHT'. 

Expandindo o som ao vivo mais pesado do grupo, 'TRAIN OF THOUGHT' é o álbum de metal mais tradicional da banda, com timbres de guitarra mais encorpados, bateria mais pesada e letras intensamente direcionadas. O álbum apresenta as suítes quatro e cinco da suíte de doze passos de Portnoy, com "The Dying Soul", uma continuação lírica e musical de "The Glass Prison". Assim como seu antecessor, a nota final de 'TRAIN OF THOUGHT 'ressoa no início do álbum seguinte, um dos álbuns mais essenciais do Dream Theater, 'OCTAVARIUM'. 

'OCTAVARIUM', foi um sucesso comercial, levando a banda ao Top 5 na Suécia, Finlândia e Itália, além do Top 10 na Alemanha, Japão e Noruega. O álbum abre com "The Root Of All Evil", partes seis e sete da suíte de Portnoy. A faixa-título, com duração de 24 minutos, apresenta elementos orquestrais inspirados pelos líderes do rock progressivo Genesis e Yes.

Alcançando a posição #19 na Billboard 200, 'SYSTEMATIC CHAOS' é o álbum de maior sucesso do Dream Theater em sua carreira até o momento e o primeiro com o selo de metal/hard rock Roadrunner. Inspirando-se em suas raízes de thrash virtuoso de sete cordas e ficção metafórica, 'SYSTEMATIC CHAOS' abrange a progressão consistente da banda nas definições de rock e metal.


Sobre a Suíte dos Doze Passos:

A Suíte dos Doze Passos (também conhecida como Saga dos Doze Passos) é um conjunto de cinco músicas do Dream Theater. Uma música foi incluída em cada álbum de estúdio do Dream Theater, de 'Six Degrees of Inner Turbulence' a 'Black Clouds & Silver Linings'.

As letras de cada música, escritas pelo baterista da banda Mike Portnoy, falam sobre sua experiência com o alcoolismo. Cada música representa um certo número dos Doze Passos. Vários temas líricos e musicais percorrem a Suíte. Ela foi escrita pela banda com a intenção de eventualmente tocá-la ao vivo como uma peça única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário