Páginas

12 de abril de 2016

Histórias da Guitarra!!!

Histórias dos maiores guitarristas no mundo do rock. Essa semana: Steve Morse

Steven J. Morse (Hamilton, Ohio, 28 de julho de 1954) é um guitarrista de rock norte-americano, conhecido por sua carreira solo e por seus trabalhos no Dixie Dregs e o no Deep Purple. Sua carreira abrange o rock, country, funk, jazz e fusões destes gêneros. Morse também tocou com a banda Kansas, com o supergrupo Flying Colors e toca com o Deep Purple desde 1994.

Morse nasceu em 28 de julho de 1954 em Hamilton, Ohio. Seu pai era um ministro e sua mãe uma pianista clássica, e ambos eram psicólogos. A família mudou-se para o Tennessee e depois para Ypsalanti, Michigan, onde Morse passou sua infância. Embora já estivesse familiarizado com o piano e a clarineta, logo ele se interessou pela guitarra que o conduziu à sua verdadeira carreira musical.
Ele trabalhou brevemente com seu irmão Dave em uma banda chamada The Plague até que sua família se mudou para Augusta, Georgia. Lá conheceu o baixista Andy West com quem formou o núcleo do Dixie Grit. Inicialmente tocavam covers de Led Zeppelin e Cream, mas isto limitava a banda. Morse e West passaram a tocar como um dueto sob o nome Dixie Dregs até Morse ser expulso da escola na 10ª série por se recusar a cortar o cabelo. Após a expulsão, Morse entrou na escola de música da Universidade de Miami.
Durante a década de 1970. Andy West, velho amigo, junto com Morse, colaborou num projeto de laboratório chamado Rock Ensemble II, junto com o baterista Bart Yarnall, tecladista Frank Josephs e violinista Allen Sloan. Tocando composições de Morse na escola fez com que ele ganhasse alguma credibilidade como compositor e como músico.
Em 1994, o guitarrista Ritchie Blackmore abandonou o Deep Purple no meio de uma turnê. Joe Satriani tocou voluntariamente no lugar de Blackmore para terminar a turnê, e Morse foi contratado pela banda logo em seguida.
Em 2003, sem deixar o Deep Purple, Morse formou o Living Loud com Jimmy Barnes, Bob Daisley, Lee Kerslake e Don Airey, onde tocavam composições próprias e covers de Ozzy Osbourne.


Nascimento: 28 de julho de 1954 (61 anos)

Steve Morse 2005.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário