![]() |
Foto: Divulgação |
Quatro décadas após o sucesso nas rádios universitárias e o lançamento da notável carreira do R.E.M., seu single de estreia de 1981, "Radio Free Europe", foi anunciado de uma nova forma para os fãs. O R.E.M. anuncia com orgulho 'Radio Free Europe 2025', um EP beneficente de cinco faixas, liderado por um remix inédito de 2025, feito por Jacknife Lee, colaborador de longa data da banda. O lançamento celebra o 75º aniversário da "original" Radio Free Europe/Radio Libert (RFE/RL).
'Radio Free Europe 2025' está disponível para streaming e download. Uma edição limitada de 10 polegadas em vinil laranja — disponível para pré-venda exclusivamente na loja oficial do R.E.M.. e lojas de discos independentes —chegará em 12 de setembro. Os lucros de todas as vendas de vinil serão destinados à RFE/RL, uma corporação editorialmente independente, apartidária e sem fins lucrativos.
A Radio Free Europe/Radio Libert foi fundada pelos Estados Unidos há 75 anos e atualmente transmite notícias e informações em 27 idiomas para 23 países onde a imprensa livre é proibida pelo governo ou está ameaçada. Durante a Guerra Fria e até hoje, a RFE/RL é frequentemente a única ligação com o mundo exterior para pessoas que vivem sob censura extrema.
Os membros do R.E.M. dizem que essa missão de promover a liberdade de expressão sempre repercutiu na banda.
“Seja música ou imprensa livre, a censura em qualquer lugar é uma ameaça à verdade em todos os lugares. No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, envio uma mensagem aos corajosos jornalistas da Rádio Europa Livre”, diz Michael Stipe , vocalista e membro fundador do REM.
Lançado pela Craft Recordings, o EP 'Radio Free Europe 2025' foi supervisionado pelo produtor original da banda, Mitch Easter, que capturou o R.E.M. pela primeira vez em seu Drive-In Studio durante sua primeira viagem a um estúdio profissional em abril de 1981. Essa sessão seminal rendeu as primeiras gravações da banda de "Radio Free Europe", "Sitting Still" e o instrumental "Wh. Tornado".
Em 2009, “Radio Free Europe” foi incluído no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso por “estabelecer o padrão para lançamentos posteriores de indie-rock”.
![]() |
Foto: Divulgação |
![]() |
Foto: Cortesia R.E.M. |
Agradecimento: Craft Recordings
Nenhum comentário:
Postar um comentário