Páginas

19 de maio de 2025

Reviews: livro 'Kid Vinil – Um Herói do Brasil'


Por: Roberio Lima - Repórter Big Rock


Antônio Carlos Senefonte foi um personagem primordialmente versátil no segmento da arte que mais amava; - a música! Desde muito cedo, quando começou a trabalhar na gravadora Continental, já sabia que a partir dali, não haveria mais possibilidade de trilhar outro caminho que não tivesse relação com o universo musical. Afinal, quem é Antonio Carlos Senefonte? Por esse nome, realmente fica difícil mensurar sua importância, mas quando falamos de Kid Vinil, a coisa muda de figura. 

Jornalista, cantor, executivo de gravadora, DJ, VJ, e colecionador compulsivo; essas são só algumas das atribuições que Kid incorporou ao seu currículo no decorrer de sua breve existência. A frente do Magazine, fez muito sucesso com os hits “Sou Boy” e “Tic Tic Nervoso” - como radialista, ajudou a divulgar bandas que estavam na crista da onda do Punk e New Wave - e como executivo na gravadora Eldorado,  foi o responsável por lançar no país, todo o catálogo de Frank Zappa (obrigado Kid!). Algum desavisado pode perguntar; - “Mas foi “só” isso que o cara fez?” É óbvio que não!! O livro conta as muitas aventuras que Antônio Carlos protagonizou no decorrer de sua vida, e todas, nitidamente vividas com muita paixão!

Ler, ouvir ou falar sobre Kid Vinil, são exercícios de muita satisfação – principalmente para os que tiveram o privilégio de conviver com esse, que foi um dos caras mais ‘gente fina’ que se tem notícia. Esse que vos escreve, teve um breve contato com Kid, quando ele realizou um ‘desapega’ de alguns de seus discos, livros e CDs, na loja Central Panelaço – de seu amigo João Gordo. Me considero um privilegiado por testemunhar por alguns minutos seu vasto conhecimento musical e sua infinita simpatia. 

Se quiserem conhecer um pouco mais dessa história, o livro: “Kid Vinil – Um Herói do Brasil”, é uma ótima porta de entrada para descobrirmos  mais  sobre as vivências de Kid - que foi responsável por estabelecer tendências em uma época onde não havia internet. Infelizmente, pouco mais de dois anos depois do lançamento de sua biografia, Antônio Carlos Senefonte nos deixou, e com sua passagem para o outro plano, foi embora também uma parte significativa dos ‘bons tempos’. 

A biografia ‘autorizada’, foi escrita por Ricardo Gozzi (que tem entre os seus trabalhos; o livro “Democracia Corintiana: a Utopia em jogo” - trabalho concebida em parceria com o saudoso jogador Sócrates) e por Duca Belintani  - músico e produtor que inclusive chegou a gravar um disco com Kid Vinil.

Uma leitura rápida, indolor e altamente recomendada para todos aqueles só encontram sentido na vida através da musica – e não há como discordar que essa foi a vida de Kid Vinil! 


Título: Kid Vinil – Um Herói do Brasil

Autor: Ricardo Gozzi e Duca Belintani 

Ano: 2015

Editora: Edições Ideal

Páginas: 144

Gênero: Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário