Páginas

23 de julho de 2025

Álbum "Buckingham Nicks" recebe sua primeira reedição

Foto: Divulgação


“Buckingham Nicks”, o único álbum de estúdio de Lindsey Buckingham e Stevie Nicks como dupla, será relançado pela primeira vez no dia 19 de setembro. Originalmente lançado em 1973 e indisponível por décadas, o álbum foi remasterizado a partir das fitas analógicas originais para seu tão aguardado retorno em vinil, além de estrear com arquivos digitais em alta resolução para CD e plataformas digitais.

Pré-save aqui: https://bn.lnk.to/BNAlbum


Lançado em 5 de setembro de 1973, “Buckingham Nicks” rapidamente saiu de cena comercialmente, mas nunca deixou de ser tema de conversas culturais. Gravado no Sound City Studios, em Los Angeles, e produzido por Keith Olsen, o álbum apresentou as harmonias intensas de Nicks e Buckingham e seus estilos contrastantes de composição ao longo de 10 faixas — variando do brilho folk-rock de “Crystal” à vibração ensolarada de “Don’t Let Me Down Again”.

Sua lenda só cresceu. No final de 1974, Mick Fleetwood visitou o Sound City enquanto procurava um estúdio para gravar o próximo álbum do Fleetwood Mac. Para mostrar tanto sua produção quanto a sonoridade do estúdio, Olsen tocou “Frozen Love” para Fleetwood no Estúdio A. A faixa refletia toda a ambição e química do álbum — e chamou imediatamente a atenção do baterista.

Pouco depois, quando o guitarrista Bob Welch deixou o Fleetwood Mac, Fleetwood entrou em contato para oferecer a vaga a Buckingham. Em vez de aceitar, Buckingham insistiu que ele e Nicks eram um pacote completo. Fleetwood concordou, e na véspera de Ano Novo de 1974, os dois se juntaram oficialmente ao Fleetwood Mac — iniciando um dos capítulos mais celebrados da história da banda.

Embora seu trabalho com o Fleetwood Mac tenha ofuscado comercialmente o álbum, “Buckingham Nicks” permanece como um testemunho do que veio antes: uma parceria em plena efervescência criativa. “[Nós] sabíamos o que tínhamos como dupla, dois compositores que cantavam muito bem juntos. E foi algo muito natural, desde o começo”, relembra Nicks nas notas do encarte da edição Rhino High Fidelity, escritas pelo veterano jornalista musical David Fricke.

Eles podem ter sido inexperientes quando fizeram o álbum, diz Buckingham, “mas ele se sustenta da maneira que você espera, feito por dois jovens que eram bem novos para estarem fazendo esse tipo de trabalho”.


“Buckingham Nicks” (edição Rhino High Fidelity) foi masterizado por Kevin Gray a partir das fitas originais e prensado em vinil de 180 gramas pela Optimal. Disponível exclusivamente em Rhino.com e internacionalmente em lojas selecionadas do grupo Warner Music, o álbum é limitado a 5.000 cópias numeradas individualmente. Uma versão especial (limitada a 2.000 cópias) inclui dois singles em réplica de 7 polegadas com as mixagens originais de “Crying In The Night” / “Stephanie” e “Don’t Let Me Down Again” / “Races Are Run”.

O álbum começa com uma composição de Nicks, “Crying In The Night”, “uma prévia terrosa do que estava por vir no Fleetwood Mac, com harmonias em cascata”. A faixa já está disponível digitalmente antes do lançamento completo.

“Buckingham Nicks” estará disponível pela Rhino em CD e formato digital com som remasterizado por Chris Bellman, que também cortou as matrizes para várias versões coloridas em vinil de 1 disco: “Custard” (Amazon), “Baby Pink” (lojas independentes), “Violet” (Books A Million) e “Baby Blue” (varejo geral).


TRACKLIST COMPLETA 

“Crying In The Night”

“Stephanie”

“Without A Leg To Stand On”

“Crystal”

“Long Distance Winner”

“Don’t Let Me Down Again”

“Django”

“Races Are Run”

“Lola (My Love)”

“Frozen Love”


Agradecimento: Warner Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário