![]() |
| Foto: Oasis |
Por: Alexandre Veronesi
Longuíssimos 16 invernos se passaram, e a espera finalmente acabou. O que até então parecia impossível, aconteceu. Liam e Noel Gallagher deixaram de lado as suas infindáveis diferenças - ao menos para fins comerciais, é bom dizer - e reavivaram o há muito adormecido OASIS, maior nome da história do 'britpop', conjunto amado e odiado em proporções muito semelhantes, que retomou as atividades agora em 2025 através de uma pomposa turnê mundial, cujo roteiro, naturalmente, não poderia deixar de contemplar a América Latina, e por consequência, o nosso humilde país, que foi agraciado com duas datas: 22 e 23 de Novembro, ambas no estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, localizado na Zona Sul da capital paulista.
Às 19h45 do dia 22, com o local já quase que completamente preenchido pelo animado público tupiniquim, entra em cena RICHARD ASHCROFT, o vocalista e líder do saudoso The Verve, que foi a atração de abertura por toda essa última perna da tour. Muito embora o tempo não tenha sido exatamente generoso com a voz do simpático frontman, cujo timbre sofreu drásticas alterações, Ashcroft e sua banda entregaram um enérgico e excelente show, tendo merecida recepção calorosa por parte dos presentes, em especial durante os hinos "Lucky Man" e "Bitter Sweet Symphony", faixas estas tocadas à exaustão na MTV e nas rádios Rock da época aqui em 'terra brasilis'. Ao longo dos aproximadamente 45 minutos de set, foram apresentadas também outras canções que embalaram a juventude 'rockeira' do final dos anos 90, como é o caso de "Weeping Willow", "The Drugs Don't Work" e "Sonnet", além da boa "Break The Night With Colour", única representante da carreira solo do cantor na noite, extraída do álbum de 2006, "Keys To The World". Um ótimo aquecimento para o que estava por vir.
Setlist:
01 - Weeping Willow [The Verve]
02 - Space And Time [The Verve]
03 - Break The Night With Colour
04 - The Drugs Don't Work [The Verve]
05 - Lucky Man [The Verve]
06 - Sonnet [The Verve]
07 - Bitter Sweet Symphony [The Verve]
Passados poucos minutos das 21h, as luzes do estádio enfim se apagaram, e o imenso telão que abrangia todo o fundo e as laterais do palco exibiu, com ironia, um punhado de notícias e tweets difamatórios sobre a banda (a maior parte deles provenientes de tablóides e veículos de mídia sensacionalistas), para logo na sequência, Noel e Liam subirem de mãos dadas ao palco, completamente ovacionados pelos seus 66 mil súditos, e iniciarem a atuação com "Hello" - abertura mais sugestiva e apropriada do que essa, impossível. O que se testemunhou dali em diante foi nada menos do que um verdadeiro desfile de clássicos e/ou pérolas não apenas do Rock N' Roll britânico, mas da música global: a poderosa "Aquiesce", "Morning Glory" (muito provavelmente a predileta deste que vos escreve), "Some Might Say" e "Bring It On Down". Na introdução de "Cigarettes & Alcohol", o público fez o tradicional 'poznan', que consiste em virar de costas para o palco e pular, um movimento bastante popular entre as torcidas de futebol europeias, e é claro, entre os devotos fãs do OASIS.
Cúmplices dos irmãos Gallagher, integram a banda hoje Paul "Bonehead" Arthurs (guitarrista e membro original), Gem Archer (guitarra), Andy Bell (baixo) e Joey Waronker (bateria), além do tecladista convidado Christian Madden, e também Alastair White (trombone), Steve Hamilton (saxofone) e Joe Auckland (trombeta), cujas aparições no palco foram pontuais para somente algumas canções do repertório. E vale mencionar que os ingleses vêm exibindo uma performance afiadíssima: a arrogância embriagada da voz de Liam envelheceu incrivelmente bem, visto que o timbre do cantor tornou-se mais encorpado e agradável, sem perder as suas características primordiais; do outro lado, Noel segue com aquela competência que lhe é peculiar, imponente em presença, e é claro, esbanjando classe e elegância tanto nas seis cordas, quanto nos vocais de apoio.
![]() |
| Foto: Oasis |
![]() |
| Foto: Oasis |
Seguindo com o show, veio "Fade Away", que logo deu lugar ao despojado hit "Supersonic", sucedido então pela inebriante "Roll With It". Nesse ponto, Noel teve o seu primeiro momento para de fato brilhar, tomando a dianteira na intimista trinca "Talk Tonight", "Half The World Away" e "Little By Little". Por mais que o setlist tenha sido majoritariamente calcado na fase inicial do conjunto, que engloba os dois primeiros discos - os seminais "Definitely Maybe" e "(What's The Story) Morning Glory?", de 1994 e 1995, respectivamente - mais uma porção de canções lado B reunidas na coletânea "The Masterplan" (1998), o bom e polêmico "Be Here Now" (1997) se viu representado por meio da lisérgica "D'You Know What I Mean?" e "Stand By Me", esta obviamente entoada em uníssono pela plateia.
Já adentrando a reta final da apresentação, os Gallagher e seus asseclas cometeram "Cast No Shadow", "Slide Away" e "Whatever", para finalizar o set regular com as imprescindíveis "Live Forever" e "Rock 'N' Roll Star", ambas dedicadas a Gary "Mani" Mounfield, baixista do The Stone Roses, que faleceu no último dia 20. Não demorou praticamente nada até que os caras voltassem ao palco - sem Liam, que só retornaria 2 músicas depois - e antes de executar a bela "The Masterplan", Noel apresentou formalmente ao público cada um de seus colegas de grupo. O bloco derradeiro, é até desnecessário dizer, colocou todo mundo pra cantar junto, e não foi para menos: "Don't Look Back In Anger", ápice da interação entre audiência e banda; o ultra hit "Wonderwall", que dispensa maiores comentários; e por último, mas definitivamente não menos importante, "Champagne Supernova", apoteótica, e talvez a mais linda composição da história do OASIS. Ao término, fogos de artifício cortaram os céus, os irmãos se abraçaram, e o espetáculo.
![]() |
| Foto: Oasis |
Setlist:
01 - Hello
02 - Acquiesce
03 - Morning Glory
04 - Some Might Say
05 - Bring It On Down
06 - Cigarettes & Alcohol
07 - Fade Away
08 - Supersonic
09 - Roll With It
10 - Talk Tonight
11 - Half The World Away
12 - Little By Little
13 - D'You Know What I Mean?
14 - Stand By Me
15 - Cast No Shadow
16 - Slide Away
17 - Whatever
18 - Live Forever
19 - Rock 'n' Roll Star
20 - The Masterplan
21 - Don't Look Back In Anger
22 - Wonderwall
23 - Champagne Supernova




Nenhum comentário:
Postar um comentário