Translate

11 de dezembro de 2017

Neurosis apresenta show impecável em São Paulo

Talvez seja impossível descrever com precisão a comoção gerada pelo anuncio da primeira vinda do Neurosis ao Brasil. Não é para menos, afinal, a espera se prolongou por mais de trinta anos. Para alivio de possíveis incrédulos, uma mini turnê sul-americana foi agendada em três capitais: Santiago/Chile, Buenos Aires/Argentina e São Paulo/Brasil.


A data escolhido para o fim da espera, foi uma sexta-feira (08), final de tarde, trânsito caótico e uma tempestade para esfriar os ânimos, mas não o suficiente para impedir que logo no início da noite, já se formasse uma fila considerável em frente ao Carioca Club. Mais que obvio, era o que todos ali queriam, pois, a maioria esmagadora das camisetas utilizadas era da cultuada banda americana. Saturndust e Deaf Kids foram as bandas escolhidas para fazer a abertura do evento. E antes que algum desavisado comece a reclamar, foram duas apresentações matadoras, com performances dignas de nota. Curiosamente estamos falando de dois Power Trios que possuem uma sonoridade bastante particular como veremos a seguir.

O Saturndust precisou apenas de três músicas e uma introdução (ainda sem nome), em seu setlist para mostrar as dimensões de sua música. Douglas Oliveira desce a mão em seu instrumento, enquanto Guilherme Cabral faz de seu baixo uma máquina pulsante delineando o som pesadíssimo praticado pelo trio. Conversando rapidamente com o Felipe Dalam vocals/guitarra/Synthesizers, ele disse que o show realizado recentemente em Las Vegas foi a melhor apresentação da história da banda, mas desconfio que a apresentação no Carioca já esteja entre as melhores do Saturndust.


Sem muita enrolação, direto de Volta Redonda/RJ, o Deaf Kids e seu som cheio de fragmento ruidosos e com uma pegada a frente de seu tempo empolgou o público, que assistia com atenção a performance insana dos caras. O Som do D.K. está longe de ser acessível, mas é deliciosamente genial e para poucos. Uma apresentação instigante e provocativa!


Rapidamente as cortinas se fecham e a equipe técnica começa a correr. O público não parava de entrar na casa e dava para ver a respiração ofegante de alguns que certamente tiveram que “voar” para conseguir assistir ao show. Pouco antes do horário previsto, as cortinas reabrem e sem muita enrolação os acordes iniciais de “Lost” emanam dos amplificadores para delírio coletivo. O público que naquela altura da apresentação praticamente lotava o Carioca Club, ainda permanecia, de certa forma anestesiado, por estar testemunhando aquela apresentação histórica. Foram quase duas horas de clássicos e algumas músicas do disco lançado em 2016, “Fire Within Fires”, e como é bom ver uma formação tão coesa e com total domínio de palco!! Não houve interação com o público ou aquelas paradas para apresentar a banda. Scott Kelly, Steve Von Till e Dave Edwardson formam no palco uma parede intransponível de vocalizações densas e desesperadoras, onde alternam urros e vocais mais suaves, enquanto Jason Roeder e Noah Landis, ficam responsáveis pelo equilíbrio das canções, conduzindo seus instrumentos com precisão cirúrgica.


Finalizaram a apresentação com “Doorway” e saíram sem se despedir. Ninguém reclamou, pois todos estavam extasiados com o que acabavam de presenciar. Mais uma grande apresentação para entrar na história dos grandes eventos que já aconteceram por aqui e vale ressaltar o quanto esse show foi especial, pois foram licenciados três álbuns da banda, incluindo o mais recente trabalho para delírio dos colecionadores (me incluo nessa!). Sem demagogia, podemos afirmar que o ano de 2017, se encerra com chave de ouro.  Se continuar nessa “pegada”, 2018 promete!


Setlist Neurosis:

1- Lost
2- The Web
3- A Shadow Memory
4- Locust Star
5- Fire Is The End Lesson
6- Water Is Not Enough
7- Broken Ground
8- Takeahnase
9- At The End of The Road
10- Bending Light
11- Stones From The Sky
12- The Doorway



Setlist Deaf Kids:

1- Veia Aberta
2- Void
3- As Mesmas Ferramentas, os Mesmos Rituais
4- In My Flesh
5- Propagação
6- Lâmina Cortante
7- Pés Atados
8- Limbo
9- Configuração de Lamento




Setlist Saturndust:

1- Intro
2- Negative – Parallel Dimensional
3- All Transmissions Have Been Lost
4- Time Lapse Of Existence



Por: Roberio Lima
Fotos: Roberio Lima
Agradecimento pelo credenciamento: Erick Tedesco - Abraxas Produtora

Nenhum comentário:

Postar um comentário