Translate

14 de fevereiro de 2020

Livro 'Traveling Music', de Neil Peart, será lançado em março

Foto: Reprodução

O livro Traveling Music – Música para viagem: a trilha sonora da minha vida e do meu tempo, escrito por Neil Peart – baterista do Rush falecido este ano –, é a história de uma viagem de carro do autor de Los Angeles até o parque nacional Big Bend, em que ele faz uma conversa com o leitor para mostrar as referências que o inspiraram a na sua formação como artista. A obra traduzida para o português por Candice Soldatelli foi dividida em dois volumes. Este é o primeiro volume, de 224 páginas, cuja pré-venda começa em 10 de março, na loja virtual da Editora Belas Letras https://www.belasletras.com.br/. Para completar a experiência do leitor, a editora oferece junto com o livro um kit exclusivo, digno de colecionador: marcador de páginas personalizado + pôster do baterista + paper toy do Neil Peart para montar.

Outro diferencial deste lançamento é que a Belas Letras foi convidada a participar da Rush Fest que acontece em Criciúma/SC, no próximo dia 21 de março. A ação conjunta entre o Festival e o lançamento de Traveling Music promete trazer ainda mais nostalgia para os fãs do Rush e do Neil Peart.

Enquanto Neil viaja nestes quase dois mil quilômetros, ele escuta seus álbuns preferidos. “Às vezes eu precisava do clima reconfortante de um dos discos de Frank Sinatra, outras vezes eu ainda estava pilhado e queria ouvir Linkin Park.

As músicas que foram trilha sonora da sua vida fazem o autor lembrar da infância no lago Ontário, as primeiras descobertas musicais, as primeiras bandas, os sons do momento e as viagens com o Rush. Este primeiro volume vai impressionar os amantes de música, pois Neil relata a evolução e consolidação do rock nos anos 1960 e 1970. Uma das histórias que o músico relata no livro é sua ida a um show do The Who que ficou marcado em sua vida. "Em 1969, vi o The Who mais uma vez, de volta ao Coliseum, quando eles lançaram a turnê de Tommy. Joel ‘Iggy Stooge’ Rempel, meu colega de escola crítico musical e fã do The Who, também estava lá, e depois do final com a destruição do equipamento ele deu um jeito de pegar um pedaço de um dos pratos de Keith Moon de cima do palco. Heroicamente, ele dividiu em três pedaços, entregou um para o outro ‘esquisitão’ Kevin Hoare e outro para mim. Usei aquele pedacinho de bronze distorcido amarrado no meu pescoço durante anos.

Mais do que um livro de memórias, Traveling Music, publicado originalmente em 2004, se trata também da história da formação do autor, como músico e como homem adulto. “No meu aniversário de 14 anos, depois que eu já tinha demonstrado minha ‘seriedade’ quanto a tocar bateria frequentando as aulas com Don e batendo de forma ininterrupta nas revistas e no pad de prática durante um ano, minha primei­ra bateria finalmente chegou a nossa casa. Era uma bateria compacta, uma Stewart vermelho-brilhante (ainda lembro quanto custou: 150 dólares canadenses), com bumbo, caixa, tom-tom e um pequeno chimbal. Foi um daqueles dias da vida de tanta emoção que eu mal podia lidar com aquilo esperando a chegada da bateria, depois montá-la na sala da frente e ficar tocando sem parar as únicas duas músicas que eu sabia na época.

Neil ainda consegue descrever paisagens e histórias que fazem parte do imaginário coletivo. Os livros de Neil Peart são um gênero que os fãs chamaram de “crônicas de viagem e filosofia”. Ele preenche as páginas das obras com toda a sua cultura, tudo que já leu, aprendeu e lugares e histórias que se interconectam.


Traveling music – Música para viagem: a trilha sonora da minha vida e do meu tempo

Neil Peart

Tradução: Candice Soldatelli

Belas Letras

ISBN 9788581745190

224 páginas

16 x 23 cm

Peso 400g

Preço de capa: R$ 69,90


Agradecimento: Editora Belas Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário