Translate

7 de fevereiro de 2023

Peter Gabriel lança "The Court"

Foto: Tim Shaw


No último domingo (05), Peter Gabriel lançou o Dark-Side Mix de “The Court”, a segunda música de seu próximo álbum 'i/o'. O lançamento de domingo coincidiu com a lua cheia deste mês.

Além da faixa, foi divulgada a imagem da capa, obra do artista e escultor Tim Shaw.

Ouça aqui: https://virginmusicbr.lnk.to/TheCourtPR


Escrita e produzida por Peter Gabriel, “The Court” foi gravada nos Estúdios Real World, em Wiltshire, e The Beehive, em Londres. A música tem contribuições de Brian Eno, além de Tony Levin, David Rhodes e Manu Katché, e conta com backing vocals da filha de Peter, Melanie Gabriel. O arranjo orquestral, de John Metcalfe com Peter Gabriel, foi gravado no British Grove Studios, em Londres, com vários músicos que já haviam participado da New Blood Orchestra.

Tive esta ideia para o refrão, ‘the court will rise’, então se tornou uma letra em formato livre, impressionista, conectado à justiça. Mas há um senso de urgência nela. Muito da vida é uma luta entre ordem e caos e, em alguns sentidos, a justiça, ou o sistema legal, são coisas impostas para tentar trazer algum elemento de ordem ao caos. Isso é freqüentemente usado de forma abusiva, é muitas vezes injusto e discriminatório, mas ao mesmo tempo é provavelmente uma parte essencial de uma sociedade civilizada. Mas às vezes precisamos pensar em como isso é realmente realizado e empregado”, comenta Gabriel.

A canção é parcialmente inspirada pelo trabalho da ong NAMATI, cuja missão é proporcionar acesso à justiça a pessoas do mundo todo que, de outra forma, não conseguiriam pagar. “Eu recomendo que vocês confiram mais sobre eles", diz Gabriel. “Eles fazem um trabalho brilhante reunindo equipes ao redor do mundo para ajudar em diferentes questões.

Assim como a canção anterior, “Panopticom”, “The Court” chega em diferentes concepções de mixagem: de Tchad Blake (Dark-Side Mix), Mark 'Spike' Stent (Bright-Side Mix) e Hans-Martin Buff's Atmos (In-Side Mix).

Gosto muito desta ideia da abordagem múltipla de mixagens, porque, para a maioria dos artistas, o mais importante é o processo, não o produto. De certa forma, estou tentando abrir um pouco mais o processo para aqueles que estão interessados”, diz Gabriel.

Cada novo lançamento de música vem com uma peça de arte específica; a capa de “The Court” retrata a instalação multimídia “Lifting the Curse”, de Tim Shaw. A obra foi originalmente criada para literalmente desfazer uma maldição jogada sobre a Royal Academy e seus membros pelos artistas Gilbert & George (que renunciaram e devolveram suas medalhas logo após serem aceitos pela instituição britânica, em 2017). Mas ela também aborda uma reunião mais ampla de forças ocultas, com particular referência à invasão russa da Ucrânia. A queima ritual da instalação foi a resposta visceral e potente de Shaw, que é membro da Academia Real, a Gilbert & George.

Tim Shaw é um grande artista cujo trabalho é poderoso, político, xamanista. Ele tem lidado frequentemente com temas difíceis como guerra e tortura. Ele cresceu em Belfast, viveu o medo, a realidade de ver a violência à sua volta, o que certamente deve ter lhe causado uma profunda impressão. Esta imagem em particular está atrelada a uma certa história incomum, mas eu reagi intensamente à fotografia daquela figura muito estranha que estava sendo ritualmente queimada. A história por trás dela eu só descobri depois”, conta Gabriel.

Não sei por que essa imagem em particular foi escolhida para esta faixa”, diz Tim Shaw. “Pode ser que seja porque, quando você olha para a figura, ela está ali sendo acusada, julgada e, nesse caso, queimada como uma forma de punição.

Além de lançar novas músicas, Peter Gabriel embarca em uma turnê no final deste ano. Datas no Reino Unido e na Europa já estão à venda, com shows na América do Norte a ser anunciados em breve.


Agradecimento: Virgin Music / Universal Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário