Translate

9 de fevereiro de 2023

Phil Spalding, baixista do supergrupo progressivo GTR e da banda de Mike Oldfield, morre aos 65 anos

Foto: Tenacity Music PR


Phil Spalding, baixista experiente e ex-membro do supergrupo progressivo GTR e da banda de Mike Oldfield, morreu na segunda-feira (06) aos 65 anos.

Vários nomes conhecidos da música prestaram homenagem a ele nas redes sociais. “Estou triste em saber da morte de Phil Spalding”, twittou o ex-guitarrista do Genesis e GTR, Steve Hackett . “Ele era um cara adorável e um ótimo baixista no GTR."

Nascido em 19 de novembro de 1957, em Londres, Spalding teve um período de sucesso como modelo infantil antes de seguir carreira musical no final da adolescência, juntando-se a Gillan e ao guitarrista de Ozzy Osbourne, Bernie Torme. De 1980 a 1983 ele tocou com Toyah, a banda new wave liderada por Toyah Willcox.

Em 1985, Spalding se juntou ao GTR ao lado de Hackett, Steve Howe (Yes), o cantor Max Bacon e o baterista Jonathan Mover. Apesar de ser criticado, a estreia autointitulada da banda em 1986 alcançou a 11ª posição na Billboard 200 e gerou o single Top 20 "When the Heart Rules the Mind".

Após a dissolução do GTR em 1987, Spalding começou a trabalhar com Oldfield, o guitarrista e compositor britânico de Tubular Bells. Nas décadas de 1990 e 2000, ele trabalhou com uma série de estrelas do rock e pop, tocando em álbuns de Ray Charles, Elton John , Roger Taylor do Queen, Mick Jagger, Joe Cocker, Robbie Williams e Kylie Minogue. Spalding até emprestou seu talento para Up, o álbum de estreia do grupo pop Right Said Fred, que apresentou o sucesso no topo das paradas "I'm Too Sexy".

Fora da música, Spalding também trabalhou para aumentar a conscientização sobre a hepatite C e iniciou grupos de apoio a pacientes afetados pela doença, como já havia feito.

Spalding permaneceu ativo no final de sua carreira, juntando-se ao The Who em alguns shows acústicos íntimos em Kingston, Londres, em 2020.

Descanse em paz, Phil Spalding...

Nenhum comentário:

Postar um comentário