Translate

5 de julho de 2024

Best of Blues and Rock confirma, em mais uma edição, que solos de guitarra conquistam o público paulista

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Best of Blues and Rock - Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer - São Paulo/SP - 22 de junho de 2024


Por Mayara Abreu

Fotos: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


O festival Best of Blues and Rock realizou sua décima primeira edição em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, no último sábado (22). Neste ano, o festival, apreciado pelo fato de unir gêneros como Blues, Rock e Jazz foi realizado em quatro cidades diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, entre os dias 10 e 25 de junho.

Com o tempo ensolarado e o palco montado na área externa do Auditório Ibirapuera, o público se deparou com uma boa infraestrutura, muito bem pensado como nas últimas edições, com lambe lambe e guitarra com o nome do evento para fotos, além de bares montados ao lado do palco e uma quantidade significativa de banheiros para que não houvesse filas. O line-up eclético apostou em atrações nacionais e internacionais como Di Ferrero, CPM 22, Eric Gales, Joe Bonamassa e Zakk Wylde, com a banda Zakk Sabbath.


Di Ferrero abriu o festival com sucessos da carreira solo e também da banda NX Zero, em que era vocalista. O público ainda estava chegando ao festival e, mesmo sendo diferente da plateia que iria a um show do NX ou do Di, era evidente o quanto conheciam as músicas - referências ao movimento emo dos anos 2000 - e se sentiam em um ambiente onde o cantor se mostrou seguro ao unir até mesmo um cover de "Californication" da banda Red Hot Chilli Peppers à canção "Hoje o Céu Abriu”. O ponto alto da apresentação foi na penúltima música com ‘Razões e Emoções”, com a plateia cantando em coro e foi finalizada com “Sentença”, faixa de sucesso da carreira solo do cantor, lançada em 2018.

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


CPM 22 celebrou no festival o lançamento do 8º álbum de estúdio da banda, o 'Enfrente!'. O repertório foi um misto de músicas nostálgicas, com o público sabendo todas as letras e também faixas mais recentes. Badauí sabe como levantar a galera, com carisma e interação ao longo do show, incluindo até mesmo um cover de Blitzkrieg Bop dos Ramones.

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Eric Gales, um dos grandes nomes do rock mundial e conhecido como um prodígio desde a infância, com mais de uma dezena de discos, foi a primeira atração internacional a se apresentar no Best of Blues and Rock. Com uma energia contagiante e técnicas impecáveis na guitarra, o artista conquistou a todos que não conheciam seu trabalho, o público ficou hipnotizado em Gales. Com LaDonna Gales, esposa de Eric, na percussão, a performance foi completa com “Smokestack Lightning de Howlin’ Wolf” abrindo a apresentação, seguida por “You Don’t Know the Blues”, faixa do álbum 'Crown', com a co-produção de Joe Bonamassa, guitarrista também no line-up do festival. O ponto alto da apresentação foi o improviso sobre um riff inspirado em rodas de capoeira, criando um dos momentos mais inesquecíveis do show. O artista mostrou, com maestria, como é ser um dos grandes nomes do blues contemporâneo.

Setlist Eric Gales:

Carmina Burana + Smokestack Lightning

You Don’t Know the Blues

Put That Back

Steep Climb

Too Close to the Fire

Voodoo Child (Slight Return)


Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Joe Bonamassa iniciou seu show acompanhado por uma banda de sete músicos: Josh Smith na guitarra base, Lemar Carter na bateria, Calvin Turner no baixo, Jade McCrae e Danielle De Andrea nos backing vocals e Reese Wynans nos teclados.  Wynas, tecladista americano, que foi membro do Double Trouble e da banda de rock progressivo Captain Beyond, além de ter sido introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro do Double Trouble ao lado de Stevie Ray Vaughan, foi um grande destaque na apresentação. O guitarrista retornou ao país após 11 anos da última apresentação, entregando o maior espetáculo da noite, onde focou nas canções do álbum "Blues Deluxe Vol. 2". O show começou com “Hope You Realize It (Goodbye Again)”, destacando os acordes entre o solo do guitarrista e a presença ilustre das backing vocals que surpreenderam desde a primeira participação, Twenty Four Hour Blues e logo em seguida Well, I Done Got Over It mostrou um solo sem palheta que entusiasmou o público. Double Trouble levou um solo de teclado de Wynans, ovacionado pela plateia, que sentiu o blues desde o início da apresentação e cada vez mais se entregaram ao artista. The Heart That Never Waits mostrou um blues melancólico, e Just Got Paid, do ZZ Top, banda que mistura blues-rock com southern rock americana, encerrou o show com uma longa improvisação e um  solo de bateria extraordinário de Lemar Carter. Um show que será lembrado por todos e os fãs torcem para que não seja após mais 11 anos de espera. 

Setlist Joe Bonamassa:

Hope You Realize It (Goodbye Again)

24 Hour Blues

Well, I Done Got Over It

Love Ain’t a Love Song

Self Inflicted Wounds

I Want to Shout About It

Double Trouble

I Feel Like Breakin’ Up Someone’s Home Tonight

The Heart That Never Waits

Just Got Paid

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Zakk Sabbath, projeto formado em 2014, é um tributo ao Black Sabbath e é liderado pelo guitarrista e vocalista Zakk Wylde. Além dele, o baixista John “JD” DeServio (Black Label Society) e o baterista Joey Castillo (Danzig, Queens of the Stone Age) compõem a formação atual. Com quase 30 anos ao lado de Ozzy Osbourne, o vocal de Zakk mostrou semelhanças, além de comandos do guitarrista bem parecidos ao de Ozzy. Para os fãs, que já conhecem o trabalho do projeto, o show foi impecável, porém aos que estavam prestigiando pela primeira vez, causou certo estranhamento, já que o guitarrista não replicar solos originais, mas sim, sendo ele mesmo, com harmônicos e timbres intrínsecos ao próprio Zakk Wylde. A escolha do setlist deixou de fora hits como “Paranoid”, “Iron Man”, “Sweet Leaf” e “Black Sabbath”, desencantando quem esperava os maiores sucessos de Sabbath. Zakk acabou entregando músicas mais conhecidas pelos fãs da banda (que apreciam não só os hits), como “Tomorrow’s Dream”, “Wicked World”, “Lord of this World”. O ponto alto da apresentação foi uma versão de 10 minutos de “Under the Sun” que a banda mandou e finalizou com as músicas que mais alegrou o público, “N.I.B.” e “War Pigs”.

O Best of Blues and Rock 2024 mostrou performances memoráveis e fez da décima edição do evento ser um verdadeiro “quero mais”, com o Instagram oficial do festival questionando sobre quais guitarristas o público quer ver na próxima edição. 


Setlist Zack Sabbath:

Supertzar + Supernaut

Snowblind

Orchid + Under the Sun

Tomorrow’s Dream

Wicked World

Fairies Wear Boots

Into the Void

Children of the Grave

Lord of this World

Hand of Doom

Behind the Wall of Sleep

N.I.B.

War Pigs


Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)

Foto: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Agradecimentos à FleishmanHillard e Dançar Marketing pelo credenciamento e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário