Foto: Divulgação |
Por: Roberio Lima - Repórter Big Rock
Já se passaram mais de dez anos desde o lançamento da auto biografia de Max Cavalera. No entanto, seu conteúdo permanece relevante e serve de parâmetro para entendermos a trajetória de uma das personalidades brasileiras com mais representatividade no cenário da musica mundial. O livro tem como coautor; o renomado escritor britânico Joel Mcliver - responsável por biografias de bandas como Motorhead, Black Sabbath e Slayer - entre outros títulos com foco na música mais extrema – sua contribuição para o livro, consistiu em tornar a história vivida por Max até aquele momento, um relato conciso e equilibrado.
O texto é bem escrito e a narrativa preza pela coerência dos fatos. O ponto de vista do homem que esteve a frente da banda mais importante do país, revela uma trajetória cheia de rupturas e recomeços, e nos dá a exata medida do processo de transformação ao qual o artista se entregou por todos esses anos de estrada. Outra característica que chama a atenção no livro, tem relação direta com a quantidade de personalidades da musica, que tiveram seus depoimentos imortalizados no decorrer das duzentas e oito páginas que compõem as memórias de Max. Esse fato comprova que a ‘estrela’ do artista tem vida própria. Quem assina o prefácio, é ninguém menos que Dave Grohl, e conforme a leitura do livro vai avançando, é interessante perceber a influencia que o trabalho do músico brasileiro teve em nomes que hoje são gigantes no show business global.
A leitura desse livro nos coloca de frente com um espelho imaginário, onde todas as nossas alegrias, frustrações e angústias, se materializam diante de nós. Afinal de contas somos (ou já fomos!), revoltados em algum momento de nossas vidas, e assim como Max, carregamos o peso das inúmeras incertezas que a vida pode ter. A trajetória de Max, com os muitos altos e baixos, perdas e ganhos, frustrações e alegrias - refletem exatamente as muitas histórias de garotos que tiveram na música do Sepultura, Soufly ou Cavalera Conspiracy a oportunidade de um recomeço.
Leitura recomendada não só para os seguidores do Sepultura ou de Max Cavalera, mas também para aqueles que veem na música um fator de elevação da alma.
Título: My Bloody Roots: toda a verdade sobre a maior lenda do heavy metal brasileiro (My Bloody Roots: From Sepultura to Soulfly and Beyond – The Autobiography)
Autor: Max Cavalera
Ano: 2013
Editora: Nova Fronteira (Agir)
Páginas: 208
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias
Nenhum comentário:
Postar um comentário