![]() |
Foto: Marcos Hermes |
Paul McCartney - Allianz Parque - São Paulo/SP - 16 de outubro de 2024
Por Juliana Carpinelli
Fotos: Marcos Hermes / Juliana Carpinelli
Cantor, compositor, multi-instrumentista e membro de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos...sim, estamos falando de Sir Paul McCartney, que retornou ao Brasil para três shows com a sua The Got Back Tour - duas noites em São Paulo e uma em Florianópolis.
O querido Beatle Paul (como Jon Bon Jovi carinhosamente chama McCartney) se apresentou por duas noites, 15 e 16 de outubro, no Allianz Parque, em São Paulo. Nós tivemos a oportunidade de presenciar de perto a segunda noite de shows. E eu - quem vos escreve as palavras a seguir - jamais imaginava que estaria pela segunda vez em um show de Paul McCartney...um sonho se tornando realidade para quem cresceu ao som de grandes sucessos de Beatles, Wings e o vasto catálogo solo do cantor.
Às 20h, os telões começaram a mostrar imagens de toda a carreira de Paul, desde os tempos das apresentações no Cavern Club, em Liverpool, passando pela meteórica carreira com os Beatles, os sucessos com Wings e todos os momentos marcantes da carreira do músico. Tudo isso ao som de diversos clássicos que fazem sucessos até hoje, passando de geração para geração, e que já deixava a galera bem animada para o que viria a seguir.
Às 20h30, eis que McCartney subiu ao palco acompanhado de sua banda: os guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray, o baterista Abe Laboriel Jr. e o multi-instrumentista Paul “Wix” Wickens. "Hard Days Night" foi a música escolhida para iniciar as mais de duas horas de show que teríamos pela frente. O público, a grande maioria usando camisetas dos Beatles, ficaram enlouquecidos. Fomos surpreendidos por um solo de "Foxy Lady", de Jimi Hendrix Experience, onde McCartney explicou que conheceu Jimi Hendrix nos anos 60 e que ele era um homem muito bonito e talentoso. Concordamos em gênero, número e grau!
![]() |
Foto: Marcos Hermes |
![]() |
Foto: Marcos Hermes |
Para a canção "My Valentine", Paul explicou ao público que a escreveu para sua esposa, Nancy Shevell, e que estava na plateia. Durante a performance ao piano, nos telões, os atores Johnny Depp e Natalie Portman interpretaram a canção em linguagem de sinais. A canção faz parte de 'Kisses On The Bottom', décimo quinto solo álbum de McCartney, lançado em fevereiro de 2012.
Para o delírio de boa parte do público, "Blackbird", foi um dos momentos mais emocionantes do show. Mas teve outra canção que deixou muitos com os olhos marejados: "Now And Then", música escrita e cantada por John Lennon há mais de quatro décadas e que foi lançada recentemente. A canção é chamada pela produção da banda de "a última música dos Beatles". Quem imaginava escutar uma música inédita dos Beatles em 2024?
"Jet", uma das minhas canções preferidas, deu o start para a enxurrada de clássicos que viriam na sequência: "Something" (em homenagem a George Harrison), "Obla Di Obla Da", "Band on the Run", "Get Back", "Let It Be" e "Live and Let Die" com direito a labaredas de fogo e tudo mais. Em "Hey Jude" um mar de placas com "Na Na Na" tomou conta do Allianz Parque, fazendo um momento para ficar marcado na memória de todos, inclusive de McCartney que sorria ao ver as plaquinhas.
Uma breve pausa e McCartney retornou ao palco para o famoso e aguardado bis, afinal, faltavam algumas canções e nós aguardávamos ansiosamente. Uma delas era "I’ve Got A Feeling" que conta com um dueto de Lennon (no telão, durante a clássica gravação no rooftop da gravadora Abbey Road) e McCartney, levando novamente o público às lágrimas.
E assim, encerramos mais uma passagem de Sir Paul McCartney por São Paulo. Um ser humano incrível, simpático, carismático, simples e que merece todo o sucesso que tem. Volte logo Paul, pois estaremos presentes todas as vezes que forem possíveis para presenciar um dos maiores espetáculos da Terra.
![]() |
Foto: Juliana Carpinelli |
![]() |
Foto: Juliana Carpinelli |
![]() |
Foto: Juliana Carpinelli |
Setlist:
Hard Days Night
Juniors Farm
Letting Go
Drive My Car
Got To Get You Into My Life
Come On To Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let Em In
My Valentine
1985
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen A Face
In Spite Of All The Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
Now And Then
New
Lady Madonna
Jet
Mr Kite
Something
Obla Di Obla Da
Band on the Run
Get Back
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
Encore:
I’ve Got A Feeling
Birthday
Sgt Pepper reprise/Helter Skelter
Golden Slumbers
Agradecimento à Bonus Track e FleishmanHillard pelo credenciamento e Allianz Parque pela atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário