Translate

30 de setembro de 2023

Ghost - Espaço Unimed - São Paulo/SP

Foto: Rafael Strabelli


Ghost - Espaço Unimed - São Paulo/SP - 21 de setembro de 2023


Por Ramires Almeida e Daniel Bianchi (AM Produtora)

Fotos: Rafael Strabelli / @baionetaderosca


Na última semana, São Paulo se tornou o púlpito da missa mais macabra e sombria do rock atual: Ghost desembarcou na terra da garoa para sacramentar o título de uma das grandes bandas do momento.

Com duas datas sold out no Espaço Unimed, os suecos liderados por Tobias Forge (e todos os seus personagens) não brincaram em serviço e foram responsáveis por arrastar uma verdadeira multidão à casa de shows paulista. 

A equipe da Big Rock N' Roll estava lá para acompanhar de perto o segundo show da dobradinha. Ainda bem, pois tivemos "a sorte" de poder conferir também o show de abertura da pesadíssima Crypta. Digo "sorte" pois a banda formada por Fernanda Lira, Luana Dametto, Tainá Bergamaschi e Jéssica Falchi também estava escalada para abrir a primeira data, porém, sérios problemas logísticos com a estrutura de palco do Ghost infelizmente impediram que houvesse uma atração de abertura, desapontando a banda e principalmente os fãs. Mas com tudo resolvido na segunda data, todos os planos voltaram ao normal e pudemos presenciar um show espetacular das meninas. 

Com a casa cheia, por volta das 19h30, as luzes se apagam e dá-se início aos primeiros acordes do show. A Crypta não poupou volume e despejou uma pancadaria sonora que estremeceu a casa. A alegria e satisfação das meninas no palco era visível. A receptividade dos fãs foi o que mais impressionou. Todos curtindo, gritando e aplaudindo muito a apresentação. Mesmo com alguns problemas técnicos no som que foram sendo ajustados conforme o show ia rolando (algo comum em shows de abertura), a Crypta entregou tudo no palco! Deram a alma e mostraram novamente o motivo de estarem cada vez mais conquistando espaço no cenário mainstream do metal mundial.

Foto: @baionetaderosca


Após o excelente show de abertura, os poucos centímetros quadrados que ainda sobravam na pista foram prontamente preenchidos. 

Com um pano escondendo o palco, cantos gregorianos sombrios começam a ecoar pela casa já completamente lotada. Durante aproximadamente meia hora, esse clima tenebroso deixou os fãs mais eufóricos ainda, quando se iniciou uma contagem regressiva cantada a plenos pulmões por todos, e pontualmente às 21h chega o momento mais aguardado da noite.

"Kaisarion" foi a escolhida para dar início ao show. E que início! "Rats", um dos maiores sucessos, vem logo na sequência, com um riff marcante e versos cantados com bastante força por todos os fãs. A única alteração no setlist em relação ao show do dia anterior foi "From the Pinnacle to the Pit", que substituiu "Faith".

Foi possível perceber que os arranjos das músicas ao vivo está muito mais pesado, tendo inclusive belas pitadas de heavy metal, deixando um pouco de lado a roupagem e sonoridade mais pop dos álbuns. Sem dúvidas essa artimanha ajudou a ganhar até os mais teimosos que insistem em implicar com a banda.

Foto: Rafael Strabelli

Foto: Rafael Strabelli


Como uma das características mais marcantes do Ghost, o líder e vocalista Tobias Forge assume o papel de vários personagens durante a apresentação. A cada troca de figurino, uma nova sequência de hits é despejada ao público. 

Outro fator extremamente marcante é a performance e interação dos integrantes da banda entre si. Os Nameless Ghouls, como são chamados, são um verdadeiro show à parte! Mesmo tendo uma proposta mais "teatral", tudo ocorre de maneira natural e sem aquela sensação de forçar a barra. Impossível não perceber a inspiração no grande Alice Cooper, famoso por incorporar atos teatrais e em seus épicos shows.

Vale ressaltar os efeitos de iluminação e o som, que estavam simplesmente impecáveis! 

O único ponto negativo fica por conta do sistema de Ar Condicionado do Espaço Unimed. Apesar de ser uma casa de shows de ótima qualidade, não havia uma só pessoa que não estivesse descontente com o calor infernal no ambiente.

Por fim, fica evidente que o Ghost ganhou proporções gigantescas por aqui. Com duas datas sold out em uma das principais casas de São Paulo, é possível afirmar que Tobias e sua trupe poderiam facilmente tocar em uma arena maior e mais imponente numa próxima visita. Visita essa que torcemos para que seja muito em breve!

Foto: Rafael Strabelli

Foto: Rafael Strabelli

Foto: Rafael Strabelli


SETLIST:

Kaisarion

Rats

From the Pinnacle to the Pit

Spillways

Cirice

Absolution

Ritual

Call Me Little Sunshine

Con Clavi Con Dio

Watcher in the Sky

Year Zero

Spöksonat

He Is

Miasma

Mary on a Cross

Mummy Dust

Respite on the Spitalfields


BIS:

Kiss the Go-Goat

Dance Macabre

Square Hammer


Agradecimento especial à Midiorama e Move Concerts Brasil pelo credenciamento e Espaço Unimed pela atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário