Translate

5 de outubro de 2024

... And Oceans & Where’s My Bible - On The Rocks - Helsinki/Finlândia

Foto: Giovanna Marques


... And Oceans & Where’s My Bible  - On The Rocks - Helsinki/Finlândia - 19 de setembro de 2024


Por Giovanna Marques (correspondente Big Rock na Finlândia)

Fotos: Giovanna Marques


A banda finlandesa de black metal sinfônico ...And Oceans realizou, no dia 19 de setembro, uma mini-turnê em comemoração aos 25 anos do seu segundo álbum, intitulado The Symmetry of I – The Circle of O. Os finlandeses do Where’s My Bible abriram a noite de celebração, e é claro que a equipe do Big esteve presente para essa festa do metal extremo.


Where’s My Bible

Na quinta-feira, dia 19 de setembro de 2024, o On The Rocks foi tomado por fãs de metal extremo. Já na fila para entrar, era possível perceber o entusiasmo dos presentes. Muita gente comprava merchandise antes mesmo dos shows começarem, pois a noite em questão ficaria na memória dos fãs de black metal finlandês por muito tempo. Para uma quinta-feira, a casa estava relativamente cheia e, praticamente às 21h em ponto, a banda de abertura iniciou a noite com a canção “Yö”, do seu novo álbum. Para o Where’s My Bible, banda finlandesa que mistura elementos de black e death metal melódico, a noite também era de muita comemoração. Afinal, o lançamento do seu segundo álbum, intitulado Kave, ocorreu nesse mesmo mês.

Depois de ter sido a banda vencedora do concurso cultural “Come to Latin America” e de realizar uma turnê incrível pela América Latina (Brasil, Peru, Chile e Argentina), a banda também está em forte ascensão na Finlândia, ganhando mais notoriedade a cada dia. A performance da banda no palco foi impecável. Os elementos presentes no palco, juntamente com o figurino e a atuação dos músicos, mesclavam-se em perfeita harmonia com as canções, baseadas em contos de mitologia nórdica e finlandesa. O setlist foi praticamente o álbum Kave na íntegra, com exceção da canção “Nest”, do último EP, intitulado Circle. A banda encerrou o show, deixando a atmosfera sombria perfeita para a entrada do headliner ...And Oceans.


Setlist:

Máni

Fenrir

Suden Hetki

Creator of Abyss

Waves

Musta Kuu

Kave

Runo

Sòl

Nest


Line-up

Jussi Matilainen:vocal

Pasi Löfgrén: guitarra

Toni Hinkkala: guitarra

Teppo Ristola: bateria

Juho Jokimies: baixo


Foto: Giovanna Marques



...And Oceans

Poucos minutos para a troca de equipamentos e instrumentos no palco, e enfim começa o tão aguardado espetáculo. Eu, particularmente, estava extremamente entusiasmada, assim como a maioria dos presentes, pois nunca imaginei que veria ...And Oceans tocando ao vivo, na íntegra, um dos álbuns da sua época de Black Metal industrial, interpretado por Mathias Lillmåns nos vocais (Festerday, Finntroll).

De acordo com Timo Kontio, fundador e guitarrista da banda, em entrevista sobre a mini-turnê, o álbum foi muito importante para a carreira da banda, pois foi nele que o ...And Oceans encontrou seu próprio som e que também abriu inúmeras portas para o grupo.

...And Oceans, para mim, é, sem sombra de dúvidas, a melhor banda de black metal da Finlândia. Dificilmente alguma banda conseguirá alcançar os álbuns lendários da sua fase de Black Metal sinfônico, como The Dynamic Gallery Of Thoughts (meu favorito absoluto) de 1998, e A.M.G.O.D., lançado em 2001 — verdadeiros clássicos da música extrema finlandesa. Além disso, na sua fase atual, classificada como Black Metal sinfônico, os álbuns atingiram uma qualidade técnica incrível para uma banda de Black Metal, sendo praticamente obrigatório na playlist de quem curte metal extremo finlandês.

Voltando ao palco: as luzes se apagam, os integrantes aparecem na escuridão, e começa a tão esperada "cacetada" nos ouvidos. A banda abriu o show com “The Collector and His Construct”, do seu último álbum, As in Gardens, So in Tombs, lançado em 2023. Particularmente, nunca presenciei um show com um volume de som tão alto no On The Rocks; mesmo utilizando tampões de proteção específicos para shows, era possível sentir a vibração dos blast beats nos tímpanos. E assim foi ate o fim, blast beats atras de blast beats, gritos e muita musica boa.

O setlist foi incrivelmente bem montado. Além do álbum aniversariante, a banda nos presenteou com “Cosmic World Mother”, do álbum homônimo lançado em 2020; “White Synthetic Noise”, do maravilhoso A.M.G.O.D., de 2001; duas músicas do último álbum, lançado em 2023 — “Cloud Heads” e a faixa de abertura do show; “Fragile”, do álbum Cypher, de 2002. Também tivemos a sorte de ouvir ao vivo duas canções de The Dynamic Gallery Of Thoughts (1998): “Cloud Heads” e “Kärsimyksien Vaaleat Kädet”, que encerrou a noite com uma energia incrível. Faltam adjetivos para descrever o quão incrível essa noite foi. Com toda certeza, uma noite para ficar na memória!


Setlist:

The Collector and His Construct

Samtal Med Tankar

Cloud Heads

Cosmic World Mother

White Synthetic Noise


Mechanic Hippie

Aquarium of Children

The Black Vagabond

Sålipsism

Baby Blue Doll

Äcid Sex and Marble Teeth

I Wish I Was Pregnant/Stained


Fragile + Kärsimyksien Vaaleat Kädet

*em itálico as musica do álbum aniversariante


Line-up

Timo Kontio – guitarra

Teemu Saari – guitarra

Kauko Kuusisalo – bateria

Antti Simonen - teclados

Mathias Lillmåns – vocais

Pyry Hanski - baixo

Foto: Giovanna Marques

Foto: Giovanna Marques


Não Deixem de seguir as redes sociais das bandas para saber dos próximos eventos e turnês!


Agradecimentos ao Marcos Franke pelo credenciamento atenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário