Translate

17 de abril de 2025

Marc Martel retorna ao Brasil com a sua banda One Vision of Queen

Foto: Paula Cavalcante 


Marc Martel - Terra SP - São Paulo/SP - 30 de março de 2025


Por: Rafael Longatto

Fotos: Paula Cavalcante (@eyeofodin.photo)


Após sua incrível apresentação no Brasil em 2023 na primeira edição do festival Summer Breeze Brasil, o canadense Marc Martel retornou. Diferentemente do que acontece em festivais onde uma banda se apresenta para fãs de outras bandas, desta vez a One vision of Queen, reunia na bela casa de espetáculos, Terra SP, em São Paulo, um público que comparecia somente para vê-los. Os camarotes estavam com seus ingressos esgotados, a casa estava cheia e o clima era extremamente agradável, algo próximo ao que eu poderia dizer que seria atè intimista. 

Pontualmente às 20hs, Marc subiu ao palco com a leveza e carisma que são suas marcas registradas e qualquer um que fechasse os olhos podia afirmar que Freddie Mercury estava ali. Ao redor do mundo existem inúmeras bandas tributos ao Queen e que muitas vezes encontram semelhança com os ídolos apenas nas vestimentas e trejeitos e só. Marc Martel no entanto, vai além mesmo sem se utilizar de vestimentas embora traga sim para a sua apresentação os trejeitos e o timbre de voz praticamente igual ao de Freddie e é ai onde mora a grandeza de Marc. E sim, é difícil imaginar que ele não tenha sido escolhido para o Queen embora entendêssemos a razão pela qual isso não tenha sido possivel. 

Marc iniciou sua apresentação com um medley de "One Vision", "Keep yourself alive" e "Bicycle Race": impondo já de cara a identidade única da sua banda e mostrando que o que o público veria seria um espetáculo do Queen! 

Foto: Paula Cavalcante

Foto: Paula Cavalcante


Em 2023, Marc Martel se apresentou usando uma camiseta com uma foto estilizada de George Michael, calça e jaqueta preta! Desta vez o ícone da música escolhido para a sua camiseta foi ninguém menos que David Bowie! E porque o vocalista de uma banda que toca os clássicos do Queen se vestiria assim? E aí é que está! Não era sobre se parecer com o Queen mas sim, reverenciar toda a maestria musical da banda, era um espetáculo para encher os ouvidos e não os olhos. 

A seguir veio "Hammer to Fall", um tanto desconhecida mas longe de não ser mais uma canção espetacular do álbum 'The Works' de 1984. Na sequência "You are my best friend" e Marc agradeceu o público e prometeu um show em homenagem a música do Queen. Seguimos com mais um clássico "Killer Queen" que gerou furor na plateia. E então, o excepcional guitarrista Tristan Avakian assumiu os vocais para um dueto com Marc na faixa "Under Pressure" que contagia com seu maravilhoso riff de contra baixo para ser absolutamente ovacionado pelo público presente. 

Marc então fala a respeito das jaquetas amarelas que vemos sempre por aí quando se fala de Freddie Mercury pontuando também o que falei anteriormente e afirmando que não veríamos nada disso ali. "A kind of magic" caiu como uma luva na atmosfera mágica que tomava conta da casa e a performance de Marc não deixou a desejar, ele entrega o que o público quer ver. E quem ficaria parado em "I want to break free"? Eu até me vejo na sala de casa com a vassoura na mão tentando ser Freddie Mercury no vídeoclipe ousado lançado na época. Marc se dirigiu novamente ao público para lembrar dos 50 anos do Queen e exaltar o guitarrista Brian May e tocou "Fat Bottomed Girls". 

Foto: Paula Cavalcante

Foto: Paula Cavalcante


Para uma canção que segundo Marc seria a favorita de Freddie, ele se sentou ao piano e executou com perfeição a faixa "You take my breath away" e permaneceu por lá para a música que talvez seja a mais esperada da noite, o super clássico "Bohemian Rhapsody" e não importa se a gente já ouviu uma ou um milhão de vezes essa canção, uma coisa é certa, vamos nos emocionar todas as vezes. 

Um medley de "Flash" e "Death in two legs" abriu caminho para "I want it all" mais uma do catálogo de clássicos. De posse de um violão elétrico Marc trouxe "Crazy Little Thing Called Love" com sua pegada country e então um dos riffs mais famosos da música começou , "Another one bites the dust". Tristan Avakian então assumiu o palco para um magnífico solo de guitarra com trechos de "who wants to live forever: , "Brighton Rock" e "God save the Queen". 

Marc então retornou agora com uma camiseta branca e conversou uma vez mais com o público para contar que só descobriu o Queen quando alguém disse que ele tinha a voz parecida com a de Freddie Mercury e disse: "Então eu fui querer saber quem cantava parecido comigo porque eu não tive a sorte de crescer ouvindo Queen como vocês" e levou a plateia a gargalhadas. Marc então encaixou mais uma faixa lado B "Seaside Rendezvous" antes de abrir as portas para a festa com a contagiante "Don't stop me now". 

Agora, quem se lembra da magnífica execução de "Love of my life" no Rock in Rio de 1985? Eu era uma criança ainda mas me lembro de ver meus pais na sala com lágrimas nos olhos e olhando ao redor foi como estar na sala de casa outra vez só que desta vez os olhos marejados eram de desconhecidos e porque não admitir que eram agora também os meus? A plateia cantava em um lindo coro e quase não deixava Marc cantar. Foi lindo de se ver! 

Aproveitando a emoção veio "Radio Gaga" com a famosa participação do público e suas palmas. Marc falou novamente com o público sobre sua participação no filme e sobre seus passos na música gospel e disse: "Essa talvez seja a música mais gospel que o Queen já fez" e ele estava falando de "Somebody to Love", a música que fala sobre solidão, tristeza, isolamento e amor é que encerrou o show. Mas é claro que faltavam algumas músicas, alguns clássicos! 

E a banda voltou com "We will rock you" e finalmente colocou o ponto final com "We are the champions" fazendo a plateia transbordar de emoção. 

Marc Martel e os afiados músicos que o acompanham fazem Queen de fãs do Queen para fãs do Queen e quem não é fã de Queen? O Queen se tornou uma banda que acolhe todas as tribos, crenças, idades, idiomas e estavam todos ali, reverenciando uma obra musical imortal da maneira mais impecável possível. Marc Martel, esta noite, São Paulo te aplaudiu de pé e estamos ansiosos pelo seu retorno!

Foto: Paula Cavalcante

Foto: Paula Cavalcante

Foto: Paula Cavalcante

Foto: Paula Cavalcante


Setlist: 

One Vision / Keep Yourself Alive / Bicycle Race (medley) 

Hammer to Fall 

You’re My Best Friend 

Killer Queen 

Under Pressure 

A Kind of Magic 

I Want to Break Free 

Fat Bottomed Girl 

You Take My Breath Away 

Bohemian Rhapsody 

Flash / Death on Two Legs (medley) 

I Want it All 

Crazy Little Thing Called Love 

Another One Bites the Dust 

Solo de guitarra (medley de Who Wants to Live Forever/Brighton Rock/God Save the Queen)

Seaside Rendezvous 

Don’t Stop Me Now 

Love of My Life

Radio Gaga 

Somebody to Love 

We Will Rock You 

We Are the Champions


Agradecimento a Franke Comunicação e Hoffman & O'Brian pelo credenciamento e Terra SP pela atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário