Destaques

Translate

13 de dezembro de 2025

Kanonenfieber - Carioca Club - São Paulo/SP

Foto: Alexandre Veronesi



Kanonenfieber - Carioca Club - São Paulo/SP - 07 de dezembro de 2025


Por: Alexandre Veronesi

Fotos: Alexandre Veronesi


Vivemos um momento bastante favorável à proliferação de bandas mascaradas e performáticas dentro do Rock e do Heavy Metal. É claramente uma tendência dos tempos atuais, muito embora não haja nenhuma novidade nisso. Para além do mega popular Ghost (provavelmente o maior responsável pela retomada desse 'movimento', por assim dizer), estamos acompanhando a ascensão de novos expoentes do som pesado moderno, como são os casos de Sleep Token, Dogma e President, mas não faltam exemplos também nos subgêneros mais nichados e obscuros, tais quais o grupo lusitano Gaerea e o renomado Batushka, isso quando falamos em Black Metal. Outro representante das vertentes extremas é o KANONENFIEBER, fundado na região da Bavária em 2020, que a despeito da supracitada característica, ainda canta em sua língua materna e possui uma especificidade que deixa tudo mais interessante e singular: toda a temática lírica / cênica da banda gira em torno da Primeira Guerra Mundial - ou, melhor dizendo, dos horrores e mazelas da mesma. E no último dia 07 de Dezembro, os alemães fizeram a sua tão aguardada estreia em solo brasileiro, com um show único em nosso país, cuja realização se deu no Carioca Club, tradicional casa para eventos de médio porte na capital paulista.

Ao adentrar o recinto, já era possível notar o palco cuidadosamente ornamentado como fosse uma trincheira, com arame farpado na frente e sacos de areia nas laterais, e ao longo da meia-hora que precedeu o início do show, rolaram nos PA's diversas canções tradicionais germânicas da época, a fim de criar um clima propício para o que viria a seguir. Às 20h em ponto, as luzes se apagaram e a introdução "Grossmachtfantasie" tomou o ambiente, preparando a entrada dos misteriosos Noise (vocal), Sickfried (guitarra), Kreuzer (guitarra), Gunnar (baixo e voz) e Hans (bateria), que se deu ao som da catártica "Menschenmühle", faixa de abertura do segundo full-lenght da banda, "Die Urkatastrophe", de 2024. O repertório, de aproximadamente 80 minutos, foi bastante similar ao do registro ao vivo "Live In Oberhausen", disponibilizado em Abril deste ano, tendo como única exceção a troca de "Lviv zu Lemberg" por "Z-Vor!", o single mais recente dos caras, cuja arte ilustrou o pôster e as camisetas dessa turnê.

Foto: Alexandre Veronesi

Musicalmente, o grupo provou-se muito sólido e primoroso, e o quesito teatralidade é bastante presente durante o show. Em termos de figurino, todos os membros usam panos pretos cobrindo o rosto, e o frontman se apresenta como um militar de alta patente, enquanto o quarteto de instrumentistas utiliza roupas simples e quepes, simbolizando os soldados - vestimentas estas que vão sofrendo pequenas alternâncias ao decorrer do set. Acontecem ainda encenações de acordo com as temáticas das músicas que estão sendo executadas, como em "Der Füsilier I" ("O Fuzileiro", numa tradução livre), na qual Noise surge empunhando uma arma similar a um lança-chamas; ou "Der Maulwurf" ("A Toupeira"), onde o vocalista usa uma pá, simulando o ato de escavar. Percebe-se que todos os blocos do espetáculo são muito bem ensaiados e estruturados, de maneira a não deixar espaços para improvisação e/ou interações além do necessário com a audiência.

Fora as supracitadas "Menschenmühle", "Der Füsilier I" e "Der Maulwurf", outras canções vastamente aclamadas pelo público paulistano foram "Sturmtrupp", "Panzerhenker", "Die Havarie", "Waffenbrüder", e é claro, o poderoso tema de encerramento "Ausblutungsschlacht", na qual o líder trocou o pano preto de sua face pela ameaçadora máscara de Fritz, a caveira 'mascote' do KANONENFIEBER, que se faz presente na maior parte das artes visuais da banda.

Mais uma apresentação de grande excelência para coroar o final de 2025!

Foto: Alexandre Veronesi

Foto: Alexandre Veronesi

Setlist:

01 - Menschenmühle

02 - Sturmtrupp

03 - Der Füsilier I

04 - Grabenlieder

05 - Der Maulwurf

06 - Panzerhenker

07 - Kampf und Sturm

08 - Z-Vor!

09 - Die Havarie

10 - Die Feuertaufe

11 - Waffenbrüder

12 - Ausblutungsschlacht


Agradecimento à Tedesco Comunicação e Midia pelo credenciamento e atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário