Destaques

Translate

11 de janeiro de 2026

Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos


Foto: Divulgação 


Bob Weir, membro fundador do Grateful Dead e pioneiro do jam rock e do rock psicodélico americano, cujo gênio rítmico definiu um gênero por mais de sessenta anos, morreu aos 78 anos. Weir lutava contra um câncer e morreu devido a problemas pulmonares preexistentes.

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Bobby Weir”, anunciou a filha de Weir, Chloe, em um comunicado no sábado (10 de janeiro). “Ele faleceu em paz, cercado por seus entes queridos, após vencer corajosamente o câncer como só Bobby sabia fazer. Infelizmente, ele não resistiu a problemas pulmonares preexistentes.”

Por mais de sessenta anos, Bobby esteve na estrada”, continuou o comunicado. “Guitarrista, vocalista, contador de histórias e membro fundador do Grateful Dead, Bobby será para sempre uma força orientadora cuja arte singular remodelou a música americana. Seu trabalho fez mais do que preencher salas com música; foi como um raio de sol que preenchia a alma, construindo uma comunidade, uma linguagem e um sentimento de família que gerações de fãs carregam consigo. Cada acorde que ele tocava, cada palavra que ele cantava era parte integrante das histórias que ele tecia. Havia um convite: para sentir, para questionar, para vagar e para pertencer.”

Nascido Robert Hall Parber em São Francisco, em 16 de outubro de 1947, Weir conheceu Jerry Garcia aos 16 anos enquanto vagava pelos becos de Palo Alto e se deparou com a loja de música de Dana Morgan. Os dois decidiram formar uma banda de jug band chamada Mother McCree's Uptown Jug Champions, que mais tarde se reinventou como Grateful Dead em 1965.

Por sua contribuição ao Grateful Dead, Weir foi incluído no Rock & Roll Hall Of Fame em 1994 e recebeu uma homenagem do Kennedy Center em 2024.

Após a dissolução do Grateful Dead em 1995, Weir continuou a fazer turnês prolíficas com bandas como RatDog, Furthur, Bobby Weir & Wolf Bros e o projeto paralelo do Grateful Dead, Dead & Company.

Descanse em paz, Bob Weir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário