Destaques

Translate

6 de janeiro de 2026

Prince dispara no streaming graças a Stranger Things

Foto: Divulgação / Netflix

Podemos chamar isso de "efeito Kate Bush": depois que "Purple Rain" e "When Doves Cry" foram usadas pelos irmãos Duffer no episódio final de Stranger Things, as estatísticas de streaming do Spotify para as duas músicas icônicas de Prince explodiram em 2026.

De acordo com dados divulgados pelo Spotify, "Purple Rain" teve um aumento de 243% nas reproduções globais entre 31 de dezembro (data de estreia do episódio final de Stranger Things) e 1º de janeiro de 2026. Além disso, a música registrou um aumento de 577% nas reproduções entre usuários da Geração Z, que, espera-se, não a estavam ouvindo pela primeira vez. "When Doves Cry" apresentou resultados menores, porém semelhantes: um aumento de 200% nas reproduções globais, com um aumento de 128% especificamente entre a Geração Z. A música também gerou um interesse maior no catálogo de Prince como um todo, com um aumento de 190% nas reproduções globais.

Sem entrar em detalhes sobre o final da série, "When Doves Cry" e "Purple Rain" desempenharam um papel fundamental em "The Rightside Up", servindo de trilha sonora para uma importante cena de ação e também para uma despedida emocionante. "Sabíamos que precisávamos de uma música épica, e muitas ideias foram cogitadas", disse Ross Duffer ao Tudum, da Netflix . "Acho que não há nada mais épico do que Prince."

Conseguir os direitos de “Purple Rain”, em particular, não era garantido, já que os herdeiros de Prince raramente permitem o licenciamento dessa música. Mas, ao longo de suas cinco temporadas, Stranger Things construiu uma reputação de transformar sucessos dos anos 80 em hits atuais, como exemplificado pelo enorme sucesso de “Running Up that Hill” após sua apresentação na quarta temporada. Como Matt Duffer disse: “Graças a Kate Bush, conseguimos adquirir os direitos [de 'Purple Rain']”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário