Translate

18 de outubro de 2014

História dos melhores álbuns de rock.

O álbum dessa semana é:

Nevermind

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda grunge norte-americana Nirvana. Foi lançado em 24 de setembro de 1991 através da DGC Records, sendo o primeiro disco do grupo a ser lançado por esta gravadora. O vocalista da banda Kurt Cobain tentou compor as faixas do disco fora dos limites restritivos da cena grunge de Seattle, tendo influências de grupos como os Pixies e seu uso dinâmico do volume das músicas. Produzido inteiramente por Butch Vig, o gênero proeminente no álbum é o grunge, com influências do rock alternativo.
Críticos de música contemporânea aclamaram Nevermind, destacando a mistura do grunge e do rock alternativo, citando que, com Nevermind, o "Nirvana mudou a história do rock mundial". Apesar das baixas expectativas da gravadora a respeito das vendas do álbum, o disco tornou-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos com 30 milhões de cópias vendidas mundialmente, sendo o disco mais bem sucedido da banda. Obteve sucesso comercial, liderando as tabelas de álbuns do Canadá e da Suécia. Em janeiro de 1992, o disco tirou Dangerous do topo da tabela de álbuns Billboard 200. Foi certificado como diamante pela Recording Industry Association of America (RIAA), vendendo mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos, ao passo que vendeu mais de um milhão de cópias em outros quatro territórios.
Quatro singles foram lançados de Nevermind. O primeiro, "Smells Like Teen Spirit", tornou-se a canção de maior sucesso do Nirvana, recebendo aclamação universal da mídia especializada e liderando as tabelas musicais da Bélgica, da Espanha, da França e da Nova Zelândia. A revista Rolling Stone citou "Smells Like Teen Spirit" como uma das 500 melhores canções de todos os tempos, atingindo a nona colocação. Outros singles lançados foram "Come As You Are", "Lithium" e "In Bloom", que foram bem sucedidos comercialmente. Nevermind deixou um legado significativo e cultural, sendo, em parte, responsável por trazer o rock alternativo para o mainstream. Consequentemente, atingiu altas posições em listas dos melhores álbuns de todos os tempos em publicações como a Rolling Stone e a Time. Depois de seu lançamento, o grupo fez uma turnê na Europa em novembro de 1991, que passou por países como o Reino Unido.

Lançamento 24 de setembro de 1991
Gravação Maio – junho de 1991;
Sound City Studios, Van Nuys, Devonshire
(North Hollywood, Califórnia)
"Polly": gravada em abril de 1990;
Smart Studios
(Madison, Wisconsin)
     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário