Uma das maiores exposições ao guitarrista americano Jimi Hendrix (1942-1970) chegará a São Paulo a partir do dia 10 de junho. Cerca de 140 peças da mostra "Hear My Train A Comin': Hendrix Hits London", da coleção do Experience Music Project Museum, de Seattle (EUA), ficarão expostas num Shopping, na Zona Sul de São Paulo.
O recorte dos curadores Jacob McMurray e Janie Hendrix, irmã do músico, compreende o período de nove meses, entre 1966 e 1967, em que o então guitarrista da banda Blue Fames se consagrou como lenda do rock em Londres.
Foi nessa época que Hendrix, após ser apadrinhado pelo baixista do The Animals, Chas Chandler, fez sua versão da música "Hey Joe", de Billy Roberts, e compôs "Purple Haze", um de seus maiores sucessos. Ambas as músicas ocupam uma das 14 alas da mostra, que também tem como destaque as roupas que compunham seu visual.
O bloco intitulado "Jaquetas de Hendrix" traz raridades como uma jaqueta floral dourada da Dandie Fashions, butique londrina que vestia estrelas do rock.
"Não é apenas a vertente musical de Hendrix que queremos mostrar. A exposição denota a revolução cultural que o músico iniciou e a influência de sua música na cultura pop", explica McMurray.
Ele incluirá na versão brasileira a guitarra Fender usada por Hendrix no festival de Woodstock Music, ocorrido nos EUA em 1969.
É a primeira vez que a peça, segundo McMurray "sem preço por sua importância histórica para a música", é exibida nessa mostra.
Além dela, pedaços da guitarra queimada por Hendrix no palco do festival de Monterrey, em 1967, ganharão uma ala exclusiva.
O Instituto Dançar, que captou R$ 3,7 milhões pela Lei Rouanet para trazer a exposição de Hendrix ao Brasil, já planeja para 2016 uma exposição sobre o grupo Nirvana, também organizada pelo museu de Seattle.
HEAR MY TRAIN A COMIN': HENDRIX HITS LONDON
Estreia em 10/6; das 10h às 22h, de seg,a sex.: das 11h às 20h, aos sábados e domingos.; até 30/7
Endereço: Av.Pres.Juscelino Kubitschek, 2041 - Tel.: 3152-6800





Fonte: Pedro Diniz - Folha de São Paulo