Os integrantes remanescentes do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, anunciaram as duas primeiras datas e locais de shows da turnê comemorativa Legião Urbana XXX Anos. São elas em Santos, no litoral paulista, em 23 de outubro, e Itacaré, no interior da Bahia, em 1º de novembro.
“O último show da Legião [Urbana] foi em Santos”, escreveu Villa-Lobos em sua página oficial no Facebook. “Adivinha por onde vamos começar?” A postagem do guitarrista leva para outra página na rede social, nomeada com o título da nova turnê, e cuja foto traz as datas para as primeiras apresentações.
Até então, não foram reveladas as próximas datas nem locais por onde a turnê passará. Na página do Facebook, entretanto, Villa-Lobos e Bonfá oficializaram a banda que os acompanharão, formada por André Frateschi como vocalista, Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo), Roberto Pollo (teclados) e convidados, entre os quais deve estar Paulo Miklos, do Titãs.
Recentemente, em comunicado oficial à imprensa, os integrantes da formação clássica do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, revelaram que os shows de reunião acompanhariam um relançamento de luxo – comemorativo de 30 anos – do primeiro álbum da banda, Legião Urbana.
“Depois de termos nossos direitos reconhecidos pela justiça, recebemos da EMI – hoje parte da Universal Music – a proposta de lançar uma edição especial do nosso primeiro disco, também chamado de Legião Urbana, e originalmente lançado em 1985”, diz o texto assinado pelos dois músicos.
Intitulado Legião Urbana – 30 Anos –, o projeto trará as faixas originais remasterizadas, além de outro disco com raridades e sobras de estúdio. “Entre elas estão, por exemplo, as três músicas que a EMI nos convidou para gravar no Rio de Janeiro em 1983, quando éramos um trio de rapazes vindo de Brasília – ainda com o Renato tocando baixo e cantando!”, acrescenta o comunicado.
“Como já dissemos inúmeras vezes, a Legião – como banda – acabou junto com a morte do Renato, em 1996”, dizem Dado e Bonfá no comunicado, deixando claro que não há “volta” do Legião Urbana como grupo, mas sim um novo encontro nos palcos. “E ninguém pode substituir o Renato. Único e insubstituível”.
Os integrantes remanescentes do grupo brasiliense voltam a promover um projeto relacionado à banda porque conseguiram – após longa briga judicial com o herdeiro Renato Russo, Giuliano Manfredini – os direitos de usar o nome Legião Urbana, além das músicas do grupo, em atividades profissionais.
A sentença, expedida em outubro do ano passado, determinou que Manfredini se abstenha de impedir que a dupla utilize a “marca” no exercício de atividades profissionais. A pena para um descumprimento é de R$ 50 mil. “Não nos parece aceitável impedir o uso e exploração de uma marca por quem a consolidou no mercado”, escreveu o juiz.
Assumindo os vocais para os shows, André Frateschi tem uma sólida carreira em trabalhos de covers e versões, especialmente de David Bowie e Amy Winehouse, alguns deles ao lado da mulher Miranda Kassin. No ano passado, ele lançou o primeiro disco autoral, chamado Maximalista. Frateschi também atua em novelas, séries e no teatro.
A última vez em que o Legião Urbana se reuniu no palco foi em uma apresentação de tributo, em maio de 2012, com o ator Wagner Moura como vocalista. Na ocasião, eles não puderam utilizar o nome Legião Urbana para o show, organizado pela MTV, que aconteceu em São Paulo, no Espaço das Américas



Fonte: Rolling Stone Brasil