Translate

8 de agosto de 2018

Levada tradicional do samba ganha releitura metal para guitarristas e bateristas

Foto: Augusto Lopes / Divulgação

Dualeto, formado pelo guitarrista Alexandre de Orio e pelo baterista Beto Ferrari, professores da Yamaha Music School do Brasil, lançaram material inédito no YouTube voltado aos músico interessados na fusão entre heavy metal e ritmos brasileiros.

“Telecoteco Metal Song” traz os músicos unidos dessa vez para registrar uma música construída inteiramente sobre uma célula rítmica demonstrada no livro 'Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra' de autoria de Alexandre de Orio.

ASSISTA TELECOTECO METAL SONG AQUI

Orio e Ferrari traduziram para o heavy metal a levada batizada de telecoteco muito conhecida por sua aplicação em tamborins no samba. “Nossa intenção é mostrar para os músicos, tanto guitarristas quanto percussionistas, a versatilidade que a fusão desses dois ritmos musicais propicia possibilitado inúmeras criações e transformações na música”, explica Orio.

Além dos estudos técnicos, o livro 'Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra' apresenta o objetivo de trabalhar a criatividade do guitarrista-leitor sem se prender a gêneros e estilos e explorar os elementos musicais ao máximo.

“Telecoteco Metal Song” foi filmada no Family Mob Studio, e gravada, mixada e masterizada no CasaNegra Studio por Augusto Lopes, ambos em São Paulo.

Antes de disponibilizar “Telecoteco Metal Song” ao grande público, Orio apresentou a canção no Salão Duas Rodas 2017 ao lado de Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, e Bruno Ladislau, baixista da banda André Matos.

O duo Alexandre de Orio e Beto Ferrari tem registrado também o clássico do chorinho "1X0", de Pixinguinha, com um arranjo elaborado em um diálogo entre bateria e guitarra. Assista aqui.

Alexandre de Orio é bacharel em guitarra pela FAAM e pós-graduado em Estruturação e Linguagem Musical e Docência Superior em Música. É pós-graduado também pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em Improvisação no Jazz e História da Música Popular Brasileira. Integra alguns projetos musicais como o Quarteto Kroma de Guitarras e foi guitarrista do Claustrofobia entre 1996 e 2015.

Beto Ferrari é graduado em licenciatura em música pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e em bateria popular pela Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). Além de educador, atua como músico em diversos projetos como a banda Rock and Road, de Ivan Busic (Banda Busic e ex-Dr Sin).

Dualeto está disponível para demonstrações e workshops baseados no livro 'Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra'.

Links importantes
www.alexandredeorio.com
www.facebook.com/beto.ferrari.35 


Agradecimento: Isis Correia - Agência 1 A 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário