Translate

1 de março de 2020

Ian Anderson divulga comunicado sobre a utilização do nome e shows com repertório do Jethro Tull

Foto: Reprodução

Leia a uma tradução livre da  íntegra do comunicado do flautista e fundador do grupo em 1968, publicada em seu Facebook no último dia 13:

Para dirimir dúvidas sobre o nome Jethro Tull

Como muitos de vocês sabem, nas últimas décadas, eu já me apresentei em uma variedade de shows e  concertos com repertório e conteúdo variados.

Frequentemente, há uma apresentação temática, como nos shows solo “Ian Anderson apresenta Thick As A Brick de 2012” ou nas turnês do “Homo Erraticus” em 2014.

Depois, há os concertos mais genéricos do repertório somente do Tull, geralmente anunciados simplesmente como Jethro Tull.

E, para ocasiões sazonais, há o “The Christmas Jethro Tull” em catedrais e igrejas no Reino Unido e na Europa.

De um modo geral, se todas as músicas a serem tocadas foram originalmente lançadas como material de Jethro Tull, então é anunciado como Jethro Tull somente.

Se não entanto houver mais material que foi lançado posteriormente por Ian Anderson, provavelmente o show será anunciado como “Ian Anderson apresenta JT”.

O que me leva à parte complicada. Nossos velhos amigos ao longo dos anos no Tull (cerca de 36 membros no geral) ocasionalmente fazem shows – aliás como é seu direito absoluto – utilizando parte do repertório do Tull.

Mais especificamente, Martin Barre, há algum tempo, aceitou minha sugestão de muito tempo atrás para formar sua própria banda e oferecer sua versão sobre os trabalhos do Tull dos quais ele era uma parte tão importante.

A Martin Barre Band está atualmente em turnê em um teatro perto de você em várias partes do mundo, com Martin, sem dúvida, tendo a satisfação finalmente de ser seu próprio chefe.

Mas houve alguma confusão por parte dos promotores e do público sobre quem ou o que Jethro Tull atualmente é.

Detesto ter que apontar isso, mas, há muitos anos, registrei e obtive os direitos autorais internacionais do nome Jethro Tull para todas as atividades relacionadas à música.

Naquela época, era necessário ter a influência legal para impedir qualquer terceiro que tentasse usar o nome Tull para fins comerciais, seja venda de mercadorias com nome da banda, arte ou performance musical.

Todos nós conhecemos o desfile interminável de “bandas de tributo” que ganham dinheiro imitando o trabalho dos bons e dos grandes na música pop e rock.

Nada de errado nisso, suponho, se todo mundo sabe o que estará vendo e não está enganando em participar, pensando que realmente é Pink Floyd, Metallica, Meatloaf ou quem quer que seja; ou até Jethro Tull, já que houve algumas ocasiões no passado em que promotores inescrupulosos anunciaram shows como “Jethro Tull” simplesmente com base na música Tull ou se um membro anterior da banda fez parte da programação.

O próprio Martin sempre foi claro no que diz respeito à cobrança de seus shows como Martin Barre e / ou banda The Martin Barre. Se ele está tocando um repertório completo, o dele próprio ou uma mistura dos dois, tenho certeza de que ele nunca desejaria que o público pensasse que eles foram enganados esperando que Ian Anderson estivesse lá agitando sua flauta.

Estou encantado – de fato honrado – por Martin escolher tocar com sua banda as músicas que escrevi, interpretei, produzi e liberei como Jethro Tull ao longo dos anos.

Lembre-se de que alguns promotores podem optar por desfocar as linhas com a forma como promovem os shows, usando obras de arte que, na melhor das hipóteses, são confusas e, na pior, simplesmente desonestas. O único uso legítimo do nome Jethro Tull é quando saio para trabalhar na execução do repertório de Tull.

Os outros membros atuais de Jethro Tull são músicos de longa data. O baixista David Goodier está comigo há 18 anos, o tecladista John O’Hara há 17 anos, o guitarrista recém-falecido Florian Opahle estava há 15 anos e o baterista Scott Hammond há 10 anos – todos tendo realizado muitos shows simplesmente com o nome Jethro Tull.

E assim, para evitar dúvidas, se você vir um concerto atual ou futuro anunciado simplesmente como Jethro Tull, isso só deve acontecer com o seu flautista familiar liderando o ataque.

Ansiosos para vê-lo lá, onde quer que seja.

Ian Anderson, Jethro Tull.

Ian Anderson e a banda Jethro Tull anunciaram que estão voltando à estrada em 2020 com a turnê mundial “THE PROG YEARS 2020“, que chega ao Brasil para apresentações em Curitiba, dia 25 de junho, no Teatro Positivo, em Porto Alegre, dia 26 de junho, no Teatro Araujo Viana e em São Paulo, dia 27 de junho, no Tom Brasil. Ingressos para os shows já estão disponíveis.


SERVIÇO:

Curitiba

Data: 25 de junho, quinta-feira
Local: Teatro Positivo
Horário: 21h00
Classificação etária: 14 anos

Venda Online: www.diskingressos.com.br

Porto Alegre

Data: 26 de junho, sexta-feira
Local: Auditório Araújo Vianna
Horário: 21h00
Classificação etária: 14 anos

Venda online: www.sympla.com.br

São Paulo

Data: 27 de junho, sábado
Local: Tom Brasil
Horário: 21h00
Classificação etária: 16 anos

Venda Online: www.eventim.com.br


Agradecimento: Midiorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário