Translate

16 de junho de 2020

Novidade: Shadow of Mercy lança novo single “A Brand New Start”

Foto: Reprodução


A banda brasileira de Metal Progressivo Shadow of Mercy, de São José dos Campos (SP), lançou em junho de 2020 o novo single “A Brand New Start”, já disponível nas plataformas de Streaming e em formato lyric video no YouTube.
A letra é fruto de reflexões sobre o contexto da pandemia de COVID-19, no qual a angústia e as incertezas se tornaram parte da rotina de muitos. “Hope, is time to believe” é uma mensagem simples, mas extremamente significativa, considerando que podemos nos render ao medo e ficar paralisados ou ter esperança e construir um novo começo.

No pós-pandemia, gostando ou não, haverá um novo começo que demandará adaptação e força. O mundo como conhecíamos não existe mais. Não escolhemos isso, mas podemos escolher como enfrentar os novos tempos”, explica o vocalista, Helyton Camargo, que divide a composição com o guitarrista Heraldo Nunes. Os riffs, dinâmicas e ambiência são fruto da variedade de influências dos músicos, não sendo possível apontar uma única fonte de inspiração.

Musicalmente, a banda tem forte referência em Evergrey, Symphony X e Dream Theater. Entretanto, as influências individuais vão do Metal Sinfônico de Rodrigo Triggo (Keys), passando pelo Hard Rock de Helyton Camargo (vocal), chegam no Country by Nashville de Heraldo Nunes (guitarra), desembocam no Metal Extremo de Thiago Vieira (baixo) até chegar no Speed Metal de Isaac Dias (batera).
A produção, edição e mixagem ficaram a cargo do guitarrista Heraldo Nunes, que também é fundador e sócio do estúdio “pontoDifusão” em São José dos Campos (SP), onde as gravações foram realizadas em datas diversas, respeitando o distanciamento social e medidas de prevenção. Já a masterização analógica foi realizada por Giovani Machado, do StudioUm1 de Pindamonhangaba (SP). O lyric video, por sua vez, foi criado pela produtora sueca MVS Visual.

Quarentena consolida mudanças no processo de produção:

“A Brand New Start” representa um passo evolutivo de maturidade da banda, que completou 15 anos de existência em 2020. O baixista, Thiago Vieira, avalia que não se trata de uma mudança de referência musical, mas de aprimoramento do processo.
Havia o costume de produzir sempre nos ensaios, com constantes mudanças e alterações posteriores. Agora, por causa da quarentena, toda a composição e produção aconteceram via internet, o que diminuiu interferências na edição e mixagem, bem como evitou novos acréscimos na concepção original”, revela Thiago. Ele reforça que a evolução também está na conjuntura, com redirecionamento do foco e adaptação ao cenário. “Quando entendemos que não haveria shows e os ensaios seriam difíceis, se tornou urgente reforçar a presença online e aumentar o ritmo de produção para não cair no ostracismo”, destaca. Sem dúvida, essa é a tendência inevitável para o mercado se manter na ativa.

Sobre a Shadow of Mercy:

A banda Shadow of Mercy iniciou sua trajetória em 2005 e desde então realizou shows em diversas cidades nos estados de São Paulo, Espirito Santo, Paraná e Minas Gerais. Participou de diversos concursos, conquistando o primeiro lugar em evento disputadíssimo do extinto e lendário “Blackmore Rock Bar”.
A primeira Demo Tape foi lançada em 2007 com as músicas próprias “Lies”, “Forever Free” e “Under Shadow”, que integrou algumas coletâneas de Rock/Metal em vários países e abriu diversas portas para a banda. Após o lançamento da Demo Tape, Shadow of Mercy passou por mudanças na formação, até chegar ao sólido grupo atual, que conta com Helyton Camargo (vocal) Heraldo Nunes (guitarra), Rodrigo Triggo (keys), Isaac Dias (batera) e Thiago Vieira (baixo).

Com um som inspirado em bandas como Royal Hunt, Symphony X e Evergrey, a banda alcançou uma musicalidade madura e diferenciada, que mistura elementos de Power Metal, Metal Progressivo e Heavy Metal Melódico. Em 2018, o álbum full “Reflections of a Life” foi lançado (disponível em todas as plataformas) e, agora em 2020 o single “A Brand New Start” marca uma nova fase; um novo começo!

FORMAÇÃO:
Helyton Camargo: Vocal e Guitarra (@helytoncamargo)
Heraldo Nunes: Guitarra (@heraldonunes)
Rodrigo Triggo: Keys (@rotriggo)
Thiago Vieira: Contrabaixo (@thiagovieira_adv)
Isaac Dias: Batera (@santosdiasi)

LINKS E PERFIS DA BANDA:
Lyric Video - A Brand New Start (2020): https://abre.ai/brandnewstart
Full Album Reflections of a Life: disponível em Spotify, Deezer, iTunes e outras
plataformas.
Playlist no Spotify: https://abre.ai/shadowofmercy
Instagram: @shadowofmercy

Nenhum comentário:

Postar um comentário