Translate

23 de julho de 2020

4º Semana do Projeto "Lives Pela Arte" no Blue Note SP com Mônica Salmaso e Teco Cardoso

Foto: Reprodução


Se há uma expressão artística que ajudou a divulgar o nome do Brasil no exterior, é sem dúvida a música. Com todas as suas variáveis, mostrou a força de nossos cantores, músicos e compositores, hoje conhecidos e respeitados mundo afora. 

Blue Note São Paulo Apresenta Lives Pela Arte, novo projeto da casa de show paulistana, traz artistas de gerações diferentes atuando em dupla, e buscando unir o útil ao agradável: proporcionar performances exclusivas e ao mesmo tempo ajudar os colegas de profissão. 

Para a quarta etapa dessa celebração à nossa música, no dia 24 de julho (sexta-feira) às 20h, foram escolhidos mais dois grandes nomes: a cantora Mônica Salmaso e o flautista Teco Cardoso. 

A dupla irá interpretar canções inesquecíveis, como Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque), Mortal Loucura (Zé Miguel Wisnik e Gregório de Matos) Santinha Lá da Serra (Moacir Santos e Vinicius de Moraes), Fruta Boa (Milton Nascimento), Meu Rádio Meu Mulato (Erivelto Martins), Pontal (Teco Cardoso), entre outras. 

Os shows, com transmissões feitas pelo canal do youtube do Blue Note São Paulo, terão em comum um clima intimista, com produção enxuta e interação virtual com a plateia. Os músicos também contarão deliciosos “causos” entre uma música e outra, em apresentações de 1 a 1h30 de duração. 

O evento também busca conscientizar o público da importância de arrecadar fundos em prol dos artistas, para continuarem com a arte, por meio de ingressos conscientes. 

Através do celular mirando o QR code que aparecerá no canto da tela das transmissões, todos poderão fazer doações (o “ingresso consciente”) para os artistas, que, no momento, estão com suas atividades paralisadas pela suspensão da realização de shows de forma presencial. 

Para finalizar esse mini-festival de lives, o casal Olivia (vocal) e Francis Hime (piano e vocal) completam o evento no dia 31 de julho (sexta). 
 
Os artistas farão suas performances diretamente de suas casas ou estúdios, sendo que as transmissões serão feitas com equipes reduzidas e seguindo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, como uso de máscaras e do álcool gel, distanciamento entre as pessoas e todo o resto. 

A curadoria das Lives Pela Arte ficou a cargo de Regina Oreiro, empresária e produtora musical que já trabalhou com artistas do porte de Chico Buarque, Tim Maia, Elizeth Cardoso, João Bosco, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Marcos Valle e inúmeros outros. 


Saiba mais sobre Mônica Salmaso e Teco Cardoso:

Mônica Salmaso iniciou sua carreira na peça Concílio do Amor, direção de Gabriel Vilela, em 1989. Em 95 gravou seu primeiro disco Afro-Sambas, um duo de voz e violão com Paulo Bellinati e músicas de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Lançou em 98 Trampolim. Foi vencedora do Prêmio Visa em 99. Neste ano gravou pela Eldorado seu terceiro CD Voadeira e recebe o Prêmio da APCA. Seus CDs foram lançados na Europa, Japão, Estados Unidos, Canadá e México. Lançou o CD Iaiá em 2004.  

Em 2007 lamçou seu quinto CD "Noites de gala, samba na rua" com músicas de Chico Buarque com o grupo Pau Brasil. Entre outros convites, tem atuado como solista de várias orquestras, como a OSESP, OSB, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Jovem Tom Jobim, entre outras, tendo inclusive participado de um CD da OSESP sob regência de John Neschling, em 2006. Com o CD e DVD “Alma Lírica Brasileira”, recebeu o Prêmio da Música Brasileira – melhor cantora em 2012 e melhor DVD em 2013. O CD Corpo de Baile com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro recebeu os prêmios melhor cantora MPB e melhor canção. Com este trabalho realizou turnê pelo Brasil entre 2015 e 2017. Em dezembro de 2018 foi lançado o DVD Corpo de Baile, pelo Selo SESC, com direção de Walter Carvalho e produção musical de Teco Cardoso. 

Últimos projetos da cantora Mônica Salmaso incluem o lançamento no Brasil do CD gravado na turnê pelo Japão com o Guinga em 2019 e a continuação da turnê nacional do CD Caipira. 

Paulistano, nascido em 1960, filho de pianista erudita, formado em medicina, Teco Cardoso é um dos mais requisitados flautistas / saxofonistas do cenário musical brasileiro. 

Músico que tem se dedicado ao desenvolvimento de uma linguagem própria e brasileira para seus instrumentos (toda a família dos saxofones, flautas transversais e mais uma bela coleção de flautas indígenas brasileiras, pifes e flautas de bambu). 

Tem tido o prazer e a honra de contribuir com importantes compositores / intérpretes / arranjadores brasileiros como Edu Lobo, Dori Caymmi, Joyce, Baden Powell, João Donato, Moacir Santos, Paulinho Nogueira, Carlos Lira, Johnny Alf, Sérgio Santos, Nelson Ayres, Marlui Miranda, Mônica Salmaso, Renato Braz, Oscar Castro Neves, Jim Hall, Toots Thielemans, Filó Machado, Rosa Passos, Mozar Terra, Léa Freire, Benjamim Taubkin, Mario Adnet e Guilherme Vergueiro, entre outros.  Como solista e compositor lançou “Meu Brasil” (prêmio Sharp revelação Instrumental 98), “Caminhos Cruzados” (com o violonista Ulisses Rocha) , “ Erudito Popular” (com o pianista Tiago Costa) e o mais recente “Dança do Tempo” (com Swami Jr e Bebê Kramer). 

  

Link do canal do Blue Note SP: 



Programação do evento: 

24 /7 (sexta) - Mônica Salmaso e Teco Cardoso 

31 /7 (sexta) - Olivia e Francis Hime 


Agradecimento: Miriam Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário