Translate

19 de agosto de 2020

Julico, do The Baggios, traz groove soul em 'Eu são/Curtis says'

Foto: Reprodução


No segundo single do álbum “ikê maré”, 'Eu são/Curtis says', Julico, o vocalista e guitarrista do The Baggios, fala em curar as feridas cravadas pelo tempo e pelo desgaste da busca por dias melhores. Com mais instrumentos acústicos e menos guitarras, o compositor sergipano investe na canção e harmonias vocais embaladas por um groove envolvente típico do soul dos anos 70’. Ouça aqui: https://song.link/pcrH8MBxtXv20.

Na segunda parte da música há uma experimentação de texturas adubadas por delays e melotrons, fazendo a cama para surgir assim um e o sample da voz de Curtis Mayfield falando “Sisters, niggers, whities, js and the crackers, don't worry, if there's hell below, we're all gotta go”, uma mensagem que reforça que somos todos um, somos todos fruto de uma mesma origem, e para Julico essa mensagem significa também um grito contra a intolerância, contra o racismo e a desigualdade, males que regam as raízes do retrocesso.

O primeiro single da carreira solo foi 'Nuvens Negras' (veja o videoclipe: https://youtu.be/SQXlMe31lI0), lançada mês passado, tanto no Streaming como em videoclipe. Julio conduz a música com o violão, valorizando as harmonias vocais e diferentes nuances criadas pelo groove da bateria, baixo e teclados. Por alguns segundos a guitarra gritante e cheia de fuzz - já característica da sua principal banda - aparece mostrando sua essência, mesmo buscando novos rumos.

Nascido em São Cristóvão, Sergipe, Julico é compositor, produtor musical e fundador da The Baggios. Compôs e produziu álbuns premiados, “ Brutown” (2016) e “ Vulcão” (2018) ambos foram indicados ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock ou música alternativa, e circulou com turnês extensas por todo o Brasil, EUA, Canadá, México e Europa.

Suas composições foram indicadas a “melhores músicas/discos do ano” em 2011, 2013, 2016 e 2018 por jornalistas da Rolling Stone, Folha de São Paulo, Estadão, e em dezenas de sites e blogs especializados. Suas músicas já passaram pelas vozes de artistas importantes da cena contemporânea brasileira como Hélio Flanders, Baiana System, Céu, Fernando Catatau, Siba e Jorge Dupeixe (Nação Zumbi).


Agradecimento: Erick Tedesco - Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário