Translate

5 de novembro de 2020

Editora Garota FM Books lança livro sobre Jimmy Page

Foto: Reprodução

 

O inglês Jimmy Page ainda é reconhecido como um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos e um dos mais importantes compositores do rock no mundo todo, inclusive no Brasil. E a relação de Page com nosso país é antiga: além de ter protagonizado muitos encontros com estrelas da música nacional, o guitarrista do Led Zeppelin passou temporadas na Bahia e inaugurou a Casa Jimmy para abrigar jovens sem lar na capital fluminense – o que lhe rendeu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. Essa história para lá de intensa é o tema de Jimmy Page no Brasil, livro bilíngue (Português / Inglês) do jornalista e músico Leandro Souto Maior, editado pela Garota FM Books, que está em uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse. 

Link da campanha: https://www.catarse.me/jimmypagenobrasil

 

A relação do guitarrista com o Brasil é antiga e pra lá de intensa. Essa história é pouco contada nas biografias e livros sobre Led Zeppelin lançados mundialmente. Pouquíssimas linhas são dedicadas ao assunto. Jimmy Page no Brasil, portanto, vai completar uma lacuna importante na história do Jimmy Page”, afirma Leandro. 

Jimmy Page no Brasil não é uma biografia do líder do Led Zeppelin, pois já existem diversas lançadas internacionalmente, mas um relato histórico através de depoimentos de músicos, jornalistas, amigos e fãs em geral sobre os episódios protagonizados por Jimmy Page quando esteve em solo brasileiro. O livro tem prefácio de Ed Motta, um dos maiores colecionadores e conhecedores da obra do Led Zeppelin, e posfácio do jovem guitarrista Sebastião Reis, o filho de Nando Reis, confirmando que a banda atravessou gerações. A diagramação e a capa levam a assinatura de Tomás Paoni, diretor artístico do projeto. A foto da capa é de Marcos Hermes, grande fotógrafo do mercado da música. A edição, assim como a coordenação da campanha de financiamento coletivo, é assinada por Chris Fuscaldo, diretora da Garota FM Books, uma editora de publicações voltadas para o mercado da música. 

Foram entrevistados para o projeto: Aninha Capaldi, Armandinho Macedo, Canisso (Raimundos), Carlos Albuquerque (Calbuque), Carlos Coelho (Biquini Cavadão), Charles Gavin, Daniela Mercury, Ed Motta, Fabio Massari, Fernando Magalhães (Barão Vermelho), Fernando Nunes (Cássia Eller), George Israel, Gilberto Gil, Herbert Vianna, Ivo Meirelles, Liminha, Luiz Henrique Romanholli, Luiz Claudio Rocha (Lula Zeppeliano), Marcelo Costa Santos, Marcos Maynard, Margareth Menezes, Mauricio Valladares, Nando Reis, Paulo Ricardo (RPM), Pepeu Gomes, Raíssa de Oliveira, Roberto Frejat, Tony Bellotto (Titãs) e Zé da Gaita, entre muitos outros. 

Jimmy Page ama o Brasil e especialmente a Bahia e o Rio de Janeiro: “É que tenho ótimas lembranças do Rio”, derreteu-se o guitarrista em entrevista ao jornal O Globo. “Visitei a cidade nos anos 1970 e voltei diversas vezes. Toquei no Hollywood Rock com Robert Plant e posso dizer que a plateia do Rio é a melhor do mundo. O sonho de todo músico é tocar no Rio”. 

E nós, brasileiros, amamos Jimmy Page e vamos nos deliciar com as histórias que ele viveu em nosso país com esse livro recheado de imagens inéditas do ídolo muito à vontade. O livro será um presente especial de Leandro Souto Maior a Jimmy Page, seu maior ídolo da guitarra mundial.

 

Sobre o autor:

Leandro Souto Maior é músico e jornalista. Trabalhou nas rádios BandNews, Fluminense FM e Cidade, e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott. Além de escrever e tocar – é guitarrista nas bandas Fuzzcas e Os Trutas – é sócio e curador da Casa Beatles, um bar-museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá (RJ).

 

Sobre a Garota FM Books:

O primeiro lançamento, Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira, conquistou para a diretora e autora – a jornalista e idealizadora da Garota FM Chris Fuscaldo – o Prêmio Profissionais da Música (PPM), em 2019, na categoria Livros Musicais: foi a primeira vez que esta categoria foi contemplada em uma premiação de música no Brasil, rendendo muita exposição na mídia para a editora e os trabalhos de Chris Fuscaldo, também autora de Discobiografia Legionária (lançado pela Editora LeYa em 2016, mas com os direitos adquiridos pela Garota FM Books em 2019). O livro sobre a banda Mutantes, bilíngue, foi lançado em 2018 no Brasil e, em 2019, nos Estados Unidos, tendo sua distribuição alcançado até o Japão. O também bilíngue Jimmy Page no Brasil promete fazer o mesmo percurso de sucesso.

 

Agradecimento: Ana Paula Romeiro / Olivia Cavalcanti Romeiro Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário