Translate

19 de novembro de 2020

SINOPTIK, BANDA DE OCCULT ROCK DA UCRÂNIA, PEDE TOLERÂNCIA E COMBATE À OPRESSÃO NA NOVA MÚSICA ‘BLACK SOUL MAN’

Foto: Igor Fomin


Destaque no Aztech Metalfest Online, que aconteceu neste último fim de semana, a Sinoptik é mais uma banda de Kiev, na Ucrânia, que começa a ganhar notoriedade mundo afora. O trio de occult rock recém lançou o single ‘Black Soul Man’, uma canção de combate à opressão e que, ao mesmo tempo, busca confortar tantas pessoas – que como os próprios ucranianos – sofreram opressão em determinado momento da vida. 

‘Black Soul Man’ também saiu em videoclipe: https://youtu.be/OO2DBSeIz94


Sinoptik foi formada em 2014 em Donetsk, mas a guerra civil forçou Dmitriy Afanasiev (guitarra, teclado e voz), Ruslan Babayev (bateria) e Aleksandr Savin (baixo) a mudar para a capital Kiev. Segundo os músicos, a situação de deslocamento em meio aos caos deixou um sentimento de serem tratados como “cidadãos de segundo classe”.

A sonoridade da banda é uma mescla do clássico com o moderno: reverbera a aura do rock setentista e é amparado com produção bombástica, com todos os instrumentos e nuances perceptíveis. A forte, porém triste ‘Black Soul Man’ sintetiza com perfeição a proposta da Sinoptik, uma música contemporânea com referências imortais, como Pink Floyd, Black Sabbath e Jimi Hendrix.

No videoclipe, um personagem misterioso dá uma segunda chance para pessoas viver em outro planeta. Ele acredita na bondade de cada indivíduo, e oferece a oportunidade de repensar em suas atitudes do passado. E mesmo que o matem, ele ressuscita e traz pessoas de volta à vida, na esperança de que, um dia, entendam suas ideias para levá-las à diante. 

Dmitriy Afanasiev comenta sobre o conceito de ‘Black Soul Man'. “Música é uma ferramenta que deve ter uma mensagem bem clara – mudar o mundo para melhor. ‘É a sua vez de mudar’ é a nossa principal mensagem nesta canção. E se nos unirmos, juntos termos forças para mudar o destino da humanidade. Podemos mudar e fazer este planeta um lugar melhor, precisamos ser mais gentis, mais compreensivos e tolerantes”. 

Sinoptik lançará um novo álbum no primeiro semestre de 2021 e 'Black Soul Man' é a perfeita amostra do rock psicodélico que estes ucranianos entregarão para conquistar cada vez mais espaço. Na bagagem, carregam o prêmio de “Melhor Banda do Mundo”, em 2016, no Berlin Global Battle of the Bands, além de ser banda de abertura para nomes como Uriah Heep, Marilyn Manson, entre outros.


Agradecimento: Erick Tedesco - IDL Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário