Translate

16 de abril de 2021

Led Zeppelin: Livro 'The Biography', será lançado em novembro

Foto: Penguin Press


Novidade para os fãs do Led Zeppelin: o livro 'Led Zeppelin: The Biography', escrito pelo premiado Bob Spitz - autor do best-seller The Beatles - chegará ao mercado dia 9 de novembro, pela Penguin Press.

Desde as notas de abertura de seu primeiro álbum, a banda se anunciou como algo diferente, uma colisão de grande ambição artística e força primitiva bruta, de delicada música folk inglesa e forte blues afro-americano. Esse disco vendeu mais de 10 milhões de cópias e foi o mero começo; Os álbuns do Led Zeppelin venderam mais de 300 milhões de cópias certificadas em todo o mundo, e a poeira nunca baixou. Juntos, a discografia da banda passou quase incompreensíveis mais de dez anos nas paradas de álbuns.

A banda é notoriamente protegida, e os livros anteriores brilham mais com o calor do que com a luz. Mas a autoridade de Spitz é inegável e irresistível. Sua percepção da atmosfera, do contexto - a música, os negócios, os estúdios de gravação, a vida em turnê, as estações de rádio, os fãs, todo o ecossistema da música popular - é incomparável. Seu relato da fusão de Page e Jones, os virtuosos sofisticados de Londres, com Plant e Bonham, os homens selvagens de Midlands, em um bando das cinzas de The Yardbirds, em uma cena dominada por The Beatles e The Rolling Stones, mas mudar rapidamente é em si uma revelação. Spitz leva a música a sério e traz a jornada artística da banda para uma vida plena e vívida. A música é apenas parte da lenda, no entanto: 'Led Zeppelin' também é a história de como os anos 60 se tornaram os anos 70, de como tocar em clubes passou a ser tocar em estádios e voar em seu próprio jato, de como a inocência se tornou decadência. O Led Zeppelin pode não ter inventado a groupie, e eles não foram a primeira banda de rock a se soltar na estrada, mas eles levaram isso a um nível inteiramente novo, como tudo o mais. Nem todas as lendas são verdadeiras, mas na contabilidade cuidadosa de Spitz, o que é verdade é surpreendente e às vezes perturbador.

O Led Zeppelin não deu trégua, nem Spitz. 'Led Zeppelin' é o acerto de contas completo e honesto que a banda esperava há muito tempo, e ricamente merece.

Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Pré-venda aqui: https://www.penguinrandomhouse.com/books/535029/led-zeppelin-by-bob-spitz/9780399562426

Nenhum comentário:

Postar um comentário