Translate

19 de abril de 2021

THE BLACK KEYS: BANDA REVELA "CRAWLING KINGSNAKE" E ANUNCIA NOVO ÁLBUM: “DELTA KREAM”

Foto: Reprodução


Em 14 de maio, The Black Keys estreia o décimo álbum de estúdio da carreira, “Delta Kream”, via Nonesuch Records – uma distribuição nacional Warner Music Brasil. O álbum celebra as raízes da banda, com a colaboração de 11 mega sons do hill country blues do Mississippi que os músicos amam desde que eram adolescentes, antes mesmo de formarem a banda, incluindo, entre outros, faixas de R.L. Brunside e Junior Kimbrough. Dan Auerbach e Patrick Carney gravaram “Delta Kream” no estúdio de Auerbach, o Easy Eye Sound, em Nashville, somaram-se a eles os músicos Kenny Brown e Eric Deaton, membros de longa data de bandas lendárias do blues, incluindo R.L. Brunside e Junior Kimbrough. O nome do álbum vem da icônica fotografia de William Eggleston no Mississippi, que estampa a capa. “Delta Kream” está disponível para pré-venda. 

Aurebach comenta sobre o álbum: “nós fizemos este projeto para honrar a tradição do blues country do Mississippi que tanto nos influenciou no começo. Essas músicas ainda são tão importantes para nós hoje quanto eram no primeiro dia em que Pat e eu pegamos nossos instrumentos e começamos a tocar juntos. Foi uma sessão muito inspiradora, com Pat e eu junto com Kenny Brown e Eric Deaton em um círculo, tocando essas faixas. Parecia tão natural”.

Carney concorda, “a sessão foi planejada com apenas alguns dias de antecedência e nada foi ensaiado. Nós gravados o álbum inteiro em questão de dez hora, em duas tardes, no final da turnê ‘Let´s Rock’”.

Confira “Crawling Kignsnake”: https://youtu.be/orKEmKB_xzc

 

Hoje a banda compartilha o primeiro single de “Delta Kream”, “Crawling Kignsnake”, já disponível em todas as plataformas digitais. “Eu ouvi pela primeira vez a versão de Hooker (John Lee) quando estava no colegial. Meu tio Tim me deu aquele álbum. Mas, a nossa versão é definitivamente a opinião de Junior Kimbrough sobre isso. É quase um riff do disco!”. Carney acrescenta: “nós caímos nessa introdução de bateria, foi meio que acidental. O objetivo final era destacar a interação entre as guitarras, Meu papel com o Eric era criar um groove mais profundo”.

A música do norte do Mississippi, que ganhou vida em juke joints, há muito tempo deixou uma marca na música da banda, desde o cover de “Busted”, de RL Brunide, e “Do The Romp”, de Junior Kimbrough, no álbum de estreia, “The Big Come Up”; à subsequênte assinatura com a Fat Possum Records, lar de muitos dos herois musicais do The Black Keys; e ao EP de covers de Junior Kimbrough, “Chulahoma”.

 

Formados em Akron, Ohio, em 2001, The Black Keys, que foram chamados de “realeza do rock” pela Associated Press e “uma das melhores bandas de rock´n roll do planeta” por Uncut, são: o guitarrista e cantor Dan Auerbach e o baterista Patrick Carney. Começando a tocar em pequenos clubes, a banda esgotou as turnês em arenas e lançou nove álbum de estúdio anteriores: a estreia.

“The Big Come Up” (2002), seguido por “Thickfreakness” (2003) e “Rubber Factory” (2004), juntamente com o lançamento deles pela Nonesuch Records, “Magic Potion” (2006), “Attack & Release” (2008), “Brothers” (2010), “El Camino” (2011), “Turn Blue” (2014) e, mais recentemente, “Let’s Rock” (2019), além de uma edição especial de décimo aniversário de “Brothers” (2020). A banda ganhou seis prêmios Grammy e um BRIT Award e foi destaque em festivais na América do Norte, América do Sul, México, Austrália e Europa.


Agradecimento: Warner Music Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário