Translate

14 de maio de 2021

“Classix Remix vol. 2”: Álbum com novas releituras da obra de Rita Lee & Roberto chega aos players depois do sucesso do primeiro volume. Confira

Arte: João Lee


Projeto de João Lee, filho do meio de Rita Lee & Roberto de Carvalho, o “Classix Remix” terá o segundo volume lançado no dia 14 de maio. A expectativa com o álbum – que traz novas releituras de grandes joias da dupla - é ainda maior. Principalmente pelo sucesso absoluto do primeiro, que chegou às plataformas em abril. “Com o volume 2, construí o álbum de uma maneira diferente, por estilo. As músicas são mais consistentes entre si e o álbum é mais focado em disco/ house. Montei o segundo álbum mais parecido com um set que tocaria como DJ numa pista de dança”, conta João. 

Ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/ClassixRemixVolIIPR


E o volume 2 chega com excelentes surpresas. Um dos nomes mais aguardados entre os fãs, o piloto do projeto, João, se faz presente neste segundo volume com a clássica “Jardins da Babilônia” (de Rita e Lee Marcucci, do disco “Babilônia”, de 1978). No remix, os deliciosos e característicos improvisos vocais de Rita, assim como o piano perfeito de Roberto, ganham ainda mais luz. “Procurei ser o mais respeitoso possível com os áudios originais, porém, dei meu twist. Tirei algumas partes e coloquei algumas novas. A ideia foi encontrar um meio termo entre algo mais dançante e o rock”.

Além disso, esse álbum se prova o mais família de todos, também com a presença de Beto Lee, o primogênito, que entrega tudo em “On the Rocks” (do disco “Bombom”, de 1983). Ao lado de Apollo 9, Beto faz uma escolha certeira e se mostra o grande herdeiro do rock que corre na veia de Rita & Roberto. Os fãs também agradecem.

Pelas mãos de Reflex, “Nem luxo nem lixo” (do álbum “Rita Lee”, de 1980), se mostra um disco que não vai deixar ninguém parado, com novos requintes aqui e ali, que surpreendem na melodia; o DJ francês emplacou uma dobradinha ao repaginar “Agora é moda” (de Rita e Lee Marcucci, do “Babilônia”, de 1978, e que estourou recentemente na Europa e nos Estados Unidos); o hino pop “Lança Perfume” (também do disco de 1980), não poderia ficar de fora e vem repaginado por Vintage Culture e Bruno Be; Eric Kupper remodela um dos xodós dos fãs – e do próprio Roberto: “Pega rapaz” (do “Flerte Fatal”, de 1987), que vem redonda, colocando os geniais backing vocals de Rita em diferente esfera, um jeito novo de ouvir a música; “Caso Sério” (de “Rita Lee”, 1980), por Phonique, vem em duas versões: a primeira com os assovios, vocal parrudo e muito suingue, e a stripped down; “Baila comigo” (de “Rita Lee”, 1980) ganhou novas texturas pelas mãos dos argentinos Leha & Eze; “Mania de Você” (de “Rita Lee”, 1979) está representada com uma releitura de novos contornos, propostos por Rodrigo Ferrari; “Atlântida” (do “Saúde”, de 1981) teve seus certeiros “glubglub-chuáchuá” repaginados por Memê; uma das mais clássicas entre as clássicas, “Saúde” (do disco homônimo, de 1981) é de Beto Cury & Pedro Turra; atualíssima, “Corre-corre” (de “Rita Lee”, 1979) ganhou o groove de Vivi Seixas. A filha de Raul descreve a emoção de trabalhar no projeto: “Se o Raul Seixas é o pai do rock, a Rita é a mãe! Que felicidade participar desse projeto, remixando esse clássico de Rita & Roberto. Mais bacana ainda é a afinidade entre João e eu, filhos de roqueiros, mas do universo da música eletrônica!”.

No mês que vem, o projeto será concluído com o volume 3, mas essa já é outra (mas igualmente dançante) história. Como dois viajantes de uma máquina do futuro, uma coisa é certa: a dupla Rita & Roberto renova, a cada época, a alegria que leva a Terra. E, quem sabe, até a outros planetas por aí...

Por Guilherme Samora, jornalista e estudioso do legado cultural de Rita Lee


Agradecimento: Universal Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário