Translate

27 de julho de 2021

Moonspell: Disponível 'The Great Silver Eye' com Slipcase

Foto: Reprodução


“The Great Silver Eye: An Anthology” do MOONSPELL, lançado em 2007, é a primeira compilação da banda e marca o fim da sua longa parceria com a Century Media Records. Na época do lançamento, o álbum foi considerado uma perfeita coleção das melhores músicas do emblemático grupo do metal português, retiradas de toda sua discografia, desde seu álbum de estreia “Wolfheart” de 1995 até o álbum “Memorial” (que já tinha sido lançada por outra gravadora) de 2006. Em síntese, os primeiros sete trabalhos do MOONSPELL estão devidamente representados nesta compilação. 

O MOONSPELL mudou significativamente seu estilo ao longo de sua carreira, indo do Black Metal para um estilo mais gótico e sombrio com elementos Doom, adicionando às vezes alguns vocais femininos e até algumas músicas claramente influenciadas pelo Eletropop. E percebendo todos os diferentes tipos de música que o MOONSPELL tem tocado em sua carreira, certamente era necessária uma compilação como esta, que abrangesse toda a sua discografia até então, não apenas para os fãs leais da banda portuguesa, mas também para aqueles que começavam a desfrutar da música deles. No entanto, mesmo as músicas sendo algo diferentes entre si, o álbum mostra uma banda muito coesa e amalgamada executando todas estas variações de forma bem ponderada e produzida. 

Entre as faixas escolhidas para fazerem parte desta coletânea encontramos uma das músicas mais conhecidas do MOONSPELL: “Alma Mater”. Esta música, que faz parte do primeiro álbum, apresenta brilhantes riffs de guitarra, uma incrível mistura de vocais ásperos e limpos, culminando em excepcionais refrães, um padrão que o MOONSPELL segue em muitas das outras faixas presentes nesta compilação como “Opium” e “Raven Claws”. 

Em “The Great Silver Eye: An Anthology” também encontraremos músicas mais lentas como “Nocturna”, “Magdalene” e “Luna”. Nesta última, Fernando Ribeiro dividiu os vocais com Birgit Zacher (R.I.P. 2017), sempre mantendo aquela atmosfera sombria e única que é uma das grandes marcas registradas do MOONSPELL. 

Já a rápida, dominada pelo baixo porém, ainda melódica “Finisterra”, antecipa o retorno do MOONSPELL a um estilo mais extremo presente em seus lançamentos posteriores a esta compilação. E é claro, não podemos deixar de mencionar músicas como “Everything Invaded” e “Capricorn At Her Feet” que fazem um ótimo uso das guitarras acústicas e dos contrastes entre as partes lentas e suaves e as outras mais agressivas. Esta é, aliás, outra marca registrada do MOONSPELL já que eles sempre foram apaixonados por passagens acústicas e interlúdios lentos, muitas vezes dominados pelos teclados de Pedro Paixão. 

Sem dúvida, “The Great Silver Eye: An Anthology” é o melhor representante de todos os estilos presentes na carreira do MOONSPELL.

 

Adquira sua cópia no seguinte link: https://bit.ly/3hV7LGO.

 

Um lançamento da parceria Shinigami Records/Century Media Records. 


Agradecimento: Shinigami Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário