Translate

22 de outubro de 2021

Facção Caipira convida Julico e Juliana Linhares em versão futurista de Vaidade

Ilustração: Denis Mello

Single é a segunda amostra do EP de remixes que antecede a celebração dos 10 anos da banda


A Facção Caipira, banda carioca a um ano de celebrar 10 anos, convida os cantores Julico (The Baggios) e Juliana Linhares na versão de Vaidade, o segundo single do projeto que revisita o passado com passado junto à crew Rev Beats.

Ouça o remix de Vaidade aqui, um lançamento do selo Toca Discos: https://links.altafonte.com/1nreogv.


Vaidade, a primeira música composta pela atual formação da Facção Caipira, que desde 2017 é Jan Santoro (voz/resonator), Renan Carriço (bateria) e Câmara (baixo), foi alçada ao EP de remix por questões sonoras e sentimentais. O vocalista explica:

"A escolhemos pelo ritmo e pela brincadeira com o arranjo de sopros do maestro Ciro Delvizio, gravados na Toca do Bandido por integrantes da Sinfônica Ambulante de Niterói, como Edison Matos (sax), Marcelo Benvenuti (trompete e trombone) e Ernesto Molinas (tuba). E, particularmente, é uma música que fiz pra minha mãe, tenho um carinho especial por ela".

Na linearidade da Facção, Vaidade, música sobre solidariedade, compaixão, é especial também porque marca uma real mudança de sonoridade da banda, que se desgarra de composições baseadas em arranjos de gaita e violão para explorar outras possibilidades.

O remix é calcada no pop numa roupagem futurista com força na repetição de beats, que ora evoca o brega funk, ora o repente.

E está repleta de melodias, principalmente entre as linhas vocais que a banda compartilha com a cantora e multi artista potiguar Juliana Linhares (nome da nova geração que já esteve ao lado de nomes 'musicais' como Chico César, Larissa Luz e Khrystal e 'cênicos' como João Falcão e Duda Maia).

Já Julico entra declarando uma poesia - de sua autoria - no solo de Vaidade, em um momento que o remix entra numa espécie de repente modernoso, que lembra algo de Siba e Chico César.

"Foi legal participar, temos uma admiração mútua e aceitei na hora. Gostei das novidades que a música traz e como a banda foi cuidadosa em manter a energia da composição. Nesta declamação eu reflito sobre o egocentrismo, algo que faz mal para o indivíduo e para todo o universo - resulta num mundo cada vez mais solitário. No final, somos mesmo micropoeiras dentro disso tudo", comenta Julico.

"Adoro esta faixa e adoro a voz do Jan. Fico honrada em poder participar. A faixa tem uma potência massa nas vozes, foi legal de brincar. É uma faixa quente, uma vontade de tocar e viver dos meninos neste momento de transição em que estamos", completa Juliana.

Foto: Pamella Kastrup


EP Remix:

Ao todo serão sete remix, de todas as fases da banda, produzidos sempre pela Facção Caipira junto à crew Rev Beats, além de convidados nos vocais. Julico (The Baggios), Juliana Linhares e Duda Brack são algumas destas participações especiais.

O coletivo dos beats nasceu dentro do estúdio Toca do Bandido e é responsável pela incursão eletrônica em meio ao blues stoner brega folk rock ou qualquer outro rótulo que caiba na inventiva e ímpar sonoridade produzida por Jan Santoro (voz/resonator), Renan Carriço (bateria) e Câmara (baixo).

Foi neste momento de pandemia que o trio enfim desacelerou – sem nunca parar – e olhou para o passado, no intuito de pensar o futuro. Neste processo, ainda nos primeiros meses de isolamento social, a Facção Caipira realizou sessions on-line, o germe deste projeto: revisitar os quase 10 anos de banda a partir de um toque moderno, que é o incremento de elementos eletrônicos em algumas músicas.


Facção Caipira

www.instagram.com/faccaocaipira


Agradecimento: Erick Tedesco - Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário