Translate

12 de janeiro de 2022

Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie, morre aos 71 anos

Foto: Divulgação


Burke Shelley, cantor e baixista do grupo galês de hard rock Budgie, morreu aos 71 anos, nesta segunda-feira (10).

"É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley. Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Heath Hospital em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos." escreveu a filha de Shelley, Ela, no Facebook, em nome de todos os seus quatro filhos sobreviventes, incluindo Osian, Dimitri e Nathaniel. Ela também pediu que respeitassem a família neste momento.

Shelley, o único membro constante de Budgie durante seus três períodos de atividade (1967-1988, 1995-1996, 1999-2010), nasceu em 10 de abril de 1950 em Tiger Bay, Cardiff, País de Gales e foi um dos sete filhos.

Influenciado por sua cena musical local e, claro, pelos Beatles, Shelley formou o Budgie em 1967 com o baterista Ray Phillips e os guitarristas Kevin Newton e Brian Goddard, mas Newtown saiu no ano seguinte e o antigo Tony Bourge foi trazido como seu sucessor e ele ajudou a produzir a era mais frutífera da banda como co-autor confiável de Shelley.

Muitos fãs de metal provavelmente foram apresentados ao grupo através dos covers do Metallica de "Crash Course in Brain Surgery" e "Breadfan", enquanto Van Halen, em seus primeiros dias, era conhecido por cobrir a faixa-título do quarto álbum de Budgie,  In for the Kill!, lançado em 1974.

Shelley enfrentava uma série de problemas cardíacos nas últimas décadas. Em 2020 anunciou ter sido diagnosticado com um aneurisma na aorta. Recusou cirurgia devido ao alto risco do procedimento.

Descanse em paz, Burke Shelley...

Nenhum comentário:

Postar um comentário