Translate

22 de março de 2022

De Papo Com... Biff Byford (SAXON)

Foto: Divulgação


A editora-chefe da Big Rock, Juliana Carpinelli, conversou com o líder do Saxon, Biff Byford, sobre o novo álbum 'Carpe Diem', lançado em fevereiro pela Silver Lining Music e com exclusividade no Brasil pela icônica gravadora paulista Heavy Metal Rock.

Confira!



Big Rock: O processo de composição e gravação do novo álbum ‘Carpe Diem’ foi um pouco complicado, pois você passou boa parte dele no hospital e também teve o período da pandemia do COVID-19 na sequência. Como essas experiências influenciaram no projeto final do álbum?

Biff Byford: "Começamos a trabalhar nele depois da minha operação cardíaca (setembro de 2019), onde escrevi algumas músicas na cama do hospital e continuei escrevendo e gravando durante a pandemia global. Foi um momento difícil para a banda...e isso torna todo o álbum muito intenso."



Big Rock: O título do álbum ‘Carpe Diem" tem a ver com o momento atual da banda, somado à questão da longevidade? Afinal são quase 50 anos de estrada, contando a época que ainda não chamava Saxon.

Biff Byford: "Depois que saí do hospital, minha esposa me levou para ver a Muralha de Adriano, que se estende por toda a Inglaterra. 'CARPE DIEM' estava escrito em todos os lugares e significa aproveitar o dia, como você sabe e eu pensei que é uma mensagem muito poderosa. Viva a vida ao máximo. Parecia um título apropriado com tudo o que está acontecendo no mundo."

Foto: Divulgação


Big Rock: Conte como foi a criação da faixa “Pilgrimage”.

Biff Byford: "Eu gosto da palavra 'Pilgrimage' (Peregrinação, em tradução livre) e a tinha como título da música. Quando eu estava escrevendo a letra, estava pensando no seu significado, pensando no que isso significa para as pessoas. Nos tempos medievais as pessoas costumavam ir para alguma relíquia sagrada ou algo assim ou ser curada por algum milagre. Maria tinha sido vista na capela e curou alguém, então as pessoas iam lá para levar seus filhos doentes para serem curados no santuário basicamente. Mas quando você pensa em peregrinação, a palavra é maior, sabe... as pessoas vão em peregrinação o tempo todo. Eu fui ao túmulo de Jimi Hendrix uma vez, as pessoas vão ver o túmulo de Jim Morrison; as pessoas chegavam aos campos de batalha para ver onde seu pai ou seu avô morreram na Batalha do Somme ou em outros lugares ao redor do planeta. São todas peregrinações e acho que é uma ótima palavra, então foi isso que me levou a escrever essa letra."



Big Rock: Você já tem algum detalhe para compartilhar sobre a turnê de lançamento do novo álbum?

Biff Byford: "Estaremos bastante ocupados este ano, muitos festivais de verão na Europa, Reino Unido e Europa e também a 'Seize The World Tour' no final do ano, onde mais shows serão anunciados. Estamos gravando 'Inspirations Vol 2', então você nunca sabe, podemos acertar algumas músicas para o próximo álbum também."



Big Rock: Agora uma curiosidade: ‘Rock The Nations’ é o único álbum onde você é creditado por tocar um instrumento no estúdio. Existem outros discos do Saxon onde você toca um instrumento, talvez sem créditos?

Biff Byford: "Esse é o único álbum do Saxon onde eu toco um instrumento. No entanto, toquei baixo em 'Red Brick City' do Heavy Water, o projeto paralelo que fiz com meu filho Seb em 2021"

Foto: Divulgação


Big Rock: Como você mantém a voz tão poderosa até os dias atuais? Você continua cantando demais! 

Biff Byford: "Na verdade não existe receita secreta, a voz é um músculo e como qualquer outro músculo precisa de treino e cuidados. Se você não fizer funcionar, você o perde. Acho que trabalhar no estúdio ajudou a todos nós como banda. Devido ao COVID-19, não pudemos fazer uma turnê, mas tivemos a sorte de poder continuar como banda de estúdio. Muitas pessoas não têm tanta sorte, não conseguiram trabalhar normalmente ou fazer o que as deixa felizes durante os lockdown."



Big Rock: Como você descreve o legado que o Saxon já deixou marcado na história do metal?

Biff Byford: "Que desempenhamos um papel importante no início de um novo movimento, o NWOBHM. Um estilo de música que viajou pelo mundo e provavelmente influenciamos algumas bandas. Fizemos vinte e três álbuns de estúdio até hoje e acho que produzimos algumas músicas realmente ótimas. Esse é o legado do Saxon."

*New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.) – traduzindo para o português: Nova Onda Do Heavy Metal Britânico – foi um movimento musical da Inglaterra, que surgiu entre os anos 1970 e 1980. Apesar do nome, se espalhou pela Europa e pelo mundo.

Foto: Steph Byford



Saxon na internet:

https://www.saxon747.com/

https://www.facebook.com/SaxonOfficial/

https://www.instagram.com/saxon.official/

https://twitter.com/SaxonOfficial

https://www.youtube.com/user/PlanetSaxon



Por: Juliana Carpinelli

Agradecimento: Som do Darma

Nenhum comentário:

Postar um comentário