Translate

2 de março de 2022

Metal para desafiar a mente: ouça o single "Carnival" do Uhrutau

Foto: Divulgação


Numa definição bem objetiva, a memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Ela ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Interessante observar, porém, que o armazenamento em longo prazo utiliza fatores emocionais vinculados a tais informações para que estas possam ser reativadas quando requeridas, como é o caso da memória musical. Ao escutarmos uma música que faz parte da nossa identidade sonoro-musical, por exemplo, memórias e emoções ligadas a elas são acionadas. Eis, então, o grande desafio das novas bandas de metal: como pleitear um espaço já quase todo ocupado pelas bandas que vieram antes e que formam as conexões raízes de todas as nossas memórias musicais?

Muitas bandas novas conseguem persuadir nossas memórias musicais afetivas ao fazer um som que, esteticamente, nos lembram bandas antigas e, consequentemente, acionam situações já vividas no passado. Mas considerando que ainda estamos vivos e cheios de potencial para criarmos novas experiências musicais a partir do agora, circular apenas em torno de memórias não seria uma espécie de morte musical?

Bom, o Uhrutau com certeza não é o tipo de banda que vai te jogar para o passado. O Uhrutau é uma experiência musical de um presente desconhecido, de memórias não criadas.

“Memory”, que quer dizer “memória” em português, é justamente o título do álbum de estreia do Uhrutau que será lançado em Abril.

“Memory” foi gravado no Family Mob, badalado estúdio da capital paulista por onde já passaram nomes como Sepultura, Ratos de Porão, Mercyful Fate, entre outros, e vai reunir oito faixas: “Memory”, “Carnival”, “Alcohol”, “She”, “Gaze At The Flames”, “Parricidal”, “Wicked” e “Stray Dogs”.

Arte: Leo Lin


“Carnival” é o primeiro single do debute e, de acordo com o vocalista e guitarrista Mauricio Bortoloto, é uma faixa que consegue sintetizar a busca musical da banda.

Carnival é uma faixa bastante energética e explosiva, como a maioria das músicas do álbum. No Uhrutau nós sempre buscamos colocar bastante energia nas músicas. Entretanto, Carnival é uma das mais curtas e objetivas desse primeiro disco, nós exploramos bastante o ritmo do frevo nessa faixa, as vezes de forma mais literal, em outras de forma mais adaptada ao heavy metal. Esperamos que vocês curtam.


“Carnival” já está disponível nas plataformas de música:

Spotify: https://spoti.fi/3IdXeRE

Deezer: https://bit.ly/3LXaagW

Apple Music: https://apple.co/3BOpzeP

Amazon: https://amzn.to/3BKP2pH


Assista também o vídeo de “Carnival” no YouTube: 



A arte da capa de “Carnival” é assinada pelo artista plástico Leo Lin.

Além de Mauricio Bortoloto, o Uhrutau atualmente também é formado pelo baixista Pedro Ghoneim e o baterista Matheus Vazquez.

A música pode ser um caminho para acessar memórias da infância ou de outras fases da vida. Mas e quanto ao presente?


Mais Informações:

www.facebook.com/uhrutau    

www.instagram.com/uhrutau 


Agradecimento: Som do Darma

Nenhum comentário:

Postar um comentário