Translate

9 de maio de 2022

KISS - Allianz Parque - São Paulo – SP

Foto: Flavio Santiago


KISS - Allianz Parque - São Paulo – SP - 30 de abril de 2022 


Por Daniel Bianchi (AM Produtora)

Fotos: Flavio Santiago (Onstage)


30 de abril de 2022. Um sábado que certamente entrará para a história do rock, pois uma das maiores e melhores bandas que já existiu neste planeta faria seu “último” show em São Paulo, como parte da derradeira tour “End of the Road”. Estamos falando da banda mais quente do mundo: KISS!

A apresentação, originalmente agendada para 2020 e adiada em decorrência da pandemia, já estava com os ingressos esgotados há dois anos. Afinal, a banda conta com uma legião gigantesca de fãs em solo brasileiro, e nenhum deles estava disposto a perder esse momento histórico.

Poucos minutos passados do horário marcado para o início do show, as luzes do Allianz Parque se apagam, deixando em evidência apenas o logo da banda iluminado em um pano que escondia todo o palco e sua parafernália. Um som grave estremecia o ambiente e deixava todos com a expectativa à flor da pele. Dois telões instalados nas laterais do palco exibiam cenas pré-gravadas dos quatro integrantes deixando seus camarins e marchando em direção ao palco, quando finalmente todos escutaram a famosa frase que antecede as apresentações do grupo: “Alright São Paulo! You wanted the best, you got the best. The hottest band in the world: KISS!” (Vocês queriam o melhor, vocês terão o melhor. A banda mais quente do mundo: KISS!).

As luzes por trás do pano preto se acendem e as primeiras notas de “Detroit Rock City”, um dos maiores clássicos da banda, começam a soar. 

Quando o pano cai e o palco é finalmente revelado uma euforia avassaladora toma a plateia. Fogos de artifício, labaredas, luzes, lasers, plataformas, telões, elevadores e, claro, as grandes estrelas da noite: Paul Stanley (vocal e guitarra), Gene Simmons (vocal e baixo), Eric Singer (bateria e vocais) e Tommy Thayer (guitarra e vocais).

Foto: Flavio Santiago


Apostando no mesmo repertório que vem sendo apresentado na parte sul-americana da turnê, o setlist passeia por todas as épocas da banda. Clássico atrás de clássico, o KISS presenteou os fãs com tudo que há de melhor em seu catálogo. A experiência audiovisual do show é algo surreal. Mesmo que as vozes de Paul Stanley e Gene Simmons não sejam mais as mesmas (afinal, estamos falando de senhores rockstars de 70 anos), a energia do show fez com que esse fato se tornasse totalmente irrelevante. 

Cada detalhe da apresentação parece ter sido minuciosamente calculado e planejado para que tudo fosse perfeito. E foi! As músicas, a interação com a plateia, os movimentos de palco, a pirotecnia. 

Apenas um acontecimento totalmente inesperado e divertido foi quando um inseto pousou no microfone de Paul Stanley. O músico brincou com o bichinho e até conversou com ele. 

Alguns momentos que já viraram marca registrada dos shows da banda também não faltaram, como por exemplo Gene cuspindo fogo ao final de “I Love It Loud” e também seu solo demoníaco com direito a sangue em “God Of Thunder”, o voo de Paul Stanley sobre a plateia em “Love Gun”, o solo de guitarra de Tommy Thayer com disparos estrondosos e o solo de Eric Singer em que sua bateria se eleva ao topo do palco. 

Foto: Flavio Santiago


Foto: Flavio Santiago

Um momento que pegou o público totalmente de surpresa foi quando tocaram a clássica “Beth”. A música foi gravada pelo baterista original da banda, Peter Criss, e lançada no álbum “Destroyer” (1976). Essa é uma música que raramente entrava nos shows da banda após a saída de Peter. Porém, nessa turnê foi diferente. Não só a música entrou para o setlist como ela é cantada e tocada por Eric Singer em um piano de cauda brilhante colocado bem ao centro do palco. Esse foi com certeza um dos momentos mais emocionantes do show. 

Com a apresentação chegando ao final, Paul Stanley falou sobre como eles amam o Brasil e o público daqui, e mandaram a clássica “Do You Love Me”, como se brincassem com os presentes perguntando se eles também amavam o KISS como o KISS os ama. Durante a música, a equipe da banda soltou vários balões na plateia, e fez com que todos ali se divertissem ainda mais.

Foto: Flavio Santiago


A última música do set não poderia ser outra além da festeira “Rock And Roll All Night”. Chuvas de papel picado, explosões no palco e fogos de artifício acompanharam a canção até o final, quando Paul quebrou sua guitarra no palco e toda a banda se despediu do público que estava em êxtase. O quarteto deixa o palco com “God Gave Rock 'N' Roll To You” tocando ao fundo e a mensagem “ KISS LOVES YOU SAO PAULO” nos telões.

Os veteranos mascarados deixaram os quase 50.000 espectadores (sim, cinquenta mil!) de boca aberta durante todo o espetáculo. As reações eram as mais diversas. Pessoas gritando, pulando, cantando e muitos chorando (inclusive esse que vos escreve…). Um choro de alegria, um choro de emoção, um choro de saudade… 

Se essa realmente foi a última turnê do KISS, não sabemos. Torcemos para que não... Mas se foi, podemos sentir orgulho de ter feito parte dessa história, que se encerra de maneira mágica. Um espetáculo digno deste grand finale para uma banda que atravessou gerações, e que permanecerá eternamente no coração de milhões de fãs. 

4 maquiagens. 50 anos de história. 

Esse é o KISS!


Foto: Flavio Santiago



Setlist:

1- Detroit Rock City

2- Shout It Out Loud

3- Deuce

4- War Machine

5- Heaven’s on Fire

6- I Love It Loud

7- Say Yeah

8- Cold Gin

Solo de guitarra

9- Lick It Up

10- Calling Dr. Love

11- Tears Are Falling

12- Psycho Circus

Solo de bateria

13- 100,000 Years

Solo de baixo

14- God of Thunder

15- Love Gun

16- I Was Made for Lovin’ You

17- Black Diamond

18- Beth

19- Do You Love Me

20- Rock and Roll All Nite



Um agradecimento especial para Catto Comunicação e Mercury Concerts por toda atenção e suporte.

Outro agradecimento especial para Flavio Santiago (Onstage) que gentilmente cedeu as fotos do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário