Translate

3 de junho de 2022

Já à venda relançamento de 'Open Your Eyes' do YES

Foto: Divulgação

Em meados de 1997, o YES estava formado pelo vocalista Jon Anderson, o baixista Chris Squire, o guitarrista Steve Howe, o tecladista Rick Wakeman e o baterista Alan White. Esta formação gravou os álbuns duplos “Keys to Ascension” (1996) e “Keys to Ascension 2” (1997), que continham material ao vivo e de estúdio gravados em 1995 e 1996. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: as faixas de estúdio foram produzidas pelo músico americano Billy Sherwood, que era amigo de longa data de Squire. 

Quando uma turnê de divulgação dos álbuns “Keys to Ascension” estava sendo planejada, o YES sofreu um revés após Wakeman, que não estava de acordo de como o “Keys to Ascension 2” estava sendo promovido além de não poder se comprometer com a turnê devido a compromissos pessoais, deixou a banda fazendo com que datas marcadas para junho e julho de 1997 fossem canceladas. As conversas da banda com o então empresário Jon Brewer falharam, portanto Anderson retirou-se para o Havaí e White e Howe voltaram para casa em Seattle e Inglaterra, respectivamente. 

E devido ao baixo rendimento de Brewer, o YES decidiu contratar a Left Bank Organization que elaborou um plano de 18 meses para a banda, rapidamente aprovado pelo grupo já que eles precisavam com urgência de direção e organização. Left Bank também desejava ouvir todo o material em que estavam trabalhando e isso incluía as músicas que Sherwood e Squire estavam compondo para a banda deles, o Conspiracy. Depois de ouvirem todo o projeto veio uma sugestão da agência: ela achou que essas músicas soariam muito mais poderosas se fossem retrabalhadas para um álbum de estúdio do YES, com isso a dupla apresentou ‘Open Your Eyes’ e ‘Man in the Moon’ ao restante da banda. 

O processo de composição das outras músicas começou com Sherwood enviando as versões iniciais de ‘Wonderlove’, ‘Love Shine’, ‘New State of Mind’ e ‘Universal Garden’ para Anderson, que gravou os vocais no seu estúdio no Havaí e as devolveu. As fitas foram então enviadas para White, que voou para Los Angeles para gravar as suas partes de bateria. O próximo destino das fitas foi a Inglaterra, para as mãos de Howe que no começo se resistiu à ideia mas, finalmente, terminou por concordar em se envolver pois sabia que a banda precisava seguir em frente. 

Depois de Squire e White apoiarem a ideia de Sherwood se tornar um membro oficial do YES, Anderson e Howe concordaram apenas com uma condição: a de que trouxessem o tecladista russo Igor Khoroshev para a turnê de divulgação. E enquanto Sherwood estava mixando “Open Your Eyes”, Anderson sugeriu que Khoroshev tocasse algumas partes do álbum e foi assim que o tecladista foi ao estúdio para colocar overdubs nas faixas ‘New State of Mind’, ‘No Way We Can Lose’ e ‘Fortune Seller’. Outro “convidado especial” do álbum foi o fundador do TOTO, Steve Porcaro, que tocou os teclados na faixa-título. Originalmente, Porcaro tocou na música quando era ainda uma faixa do Conspiracy, mas suas partes foram mantidas para a versão do YES. Após o álbum ter sido finalizado, Sherwood tornou-se um membro efetivo do YES. 

E foi assim que, no penúltimo mês do ano 1997, viu a luz do dia “Open Your Eyes” tornando-se o 17º álbum de estúdio da banda de rock inglesa YES.

 

Adquira sua cópia aqui https://bit.ly/34AXUSF.

 

Um lançamento da parceria Shinigami Records/earMUSIC/Sound City Records.


Agradecimento: Shinigami Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário