Translate

23 de junho de 2022

Novo boxset de Frank Zappa, 'Zappa/Erie', reúne um trio emocionante de shows em Erie, Pensilvânia e arredores, entre 1974-76

Foto: Divulgação


O mais recente tesouro de áudio que foi retirado do vasto e lendário cofre de Frank Zappa, “Zappa/Erie”, reúne um emocionante trio de shows que o maestro realizou em Erie, Pensilvânia e arredores, entre 1974-76. A nova coleção digital de seis discos, contém mais de sete horas de performances ao vivo inéditas e eletrizantes de Zappa e três lineups diferentes de músicos incríveis desse período. Das 71 faixas, apenas 10 minutos foram lançados antes, no clássico álbum ao vivo de Zappa de 1974, “Roxy & Elsewhere”, fora das gravações amadoras que passaram pelo circuito de pirataria/cassetes.

Supervisionado pelo Zappa Trust e produzido por Ahmet Zappa e Joe Travers o Zappa Vaultmeister, “Zappa/Erie” ostenta notas detalhadas sobre os shows e as gravações de Travers, feitas pelo jornalista de Erie, Pensilvânia, Dan Schell, autor do livro enciclopédico, "“9 Years Of Rock: The Story Of The Concerts At The Erie County Fieldhouse,” que fornece uma visão esclarecedora dos bastidores, dos shows e dos locais. Incluindo também fotos de Zappa feitas por David Smith, imagens das fitas originais e folhetos originais dos concertos, uma resenha de jornal de um dos espetáculos e uma refutação mordaz à resenha de um fã apaixonado. O áudio, que foi gravado profissionalmente em 4-track tape pela equipe de engenheiros da Zappa, Bill Hennigh, Brian Krokus, Davey Moire e Claus Weideman, foi recentemente mixado a partir das fitas originais pelo associado de longa data do Zappa Trust, Craig Parker Adams, no Winslow Ct. Studios e masterizado por John Polito no Audio Mechanics, que também ajudou a restaurar o áudio conforme necessário, para apresentar esses concertos históricos sonoramente tão limpos quanto possível.

“Zappa/Erie” está disponível exclusivamente via Zappa.com e incluirá uma edição limitada de posteres ilustrados e projetados por Fantoons, que apresenta vários easter eggs da inigualável e descomprometida carreira de Zappa. Confira em: http://frankzappa.lnk.to/zappaerie 


Os três shows completos incluídos em “Zappa/Erie” são apresentados em ordem cronológica e traçam a história de Zappa com o subúrbio da Pensilvânia à beira do lago. O set começa com um concerto no Edinboro State College, uma universidade local fora de Erie, em 8 de maio de 1974, e é seguido pelo primeiro concerto de Zappa em Erie, no Auditório Gannon da Universidade Católica de Gannon, em 12 de novembro de 1974; e conclui com o que seria seu último show em Erie, realizado na Erie County Fieldhouse em 12 de novembro de 1976. Além dos shows completos, várias apresentações em South Bend, Indiana; Toledo, Ohio; e Montreal, Quebec, retiradas no mesmo período, estão incluídas como faixas-bônus.

O concerto de Edinboro, em 1974, fez parte de uma pequena série de shows de um mês de duração celebrando o 10º aniversário da banda seminal sempre em evolução de Zappa, The Mothers, bem como de seu recém-lançado álbum, “Apostrophe (')”. A formidável banda de Zappa para a turnê foi composta por Bruce Fowler no trombone e vocais; Chester Thompson na bateria e percussão; Don Preston no sintetizador; George Duke nos teclados, sintetizador e vocais; Jeff Simmons na guitarra e vocais; Napoleon Murphy Brock no sax tenor, flauta e vocais principais; Ralph Humphrey na bateria; Tom Fowler no baixo; e Walt Fowler no trompete. Como Travers escreve: "A adição de Walt Fowler no trompete e Don Preston no sintetizador realmente ajudou a expandir a instrumentação da banda. Outro fator importante, nessa época: Frank já tinha comprado dois conjuntos de baterias Ludwig Octa-Plus. Esta grande configuração de bateria estava se tornando extremamente popular e forneceu a Chester Thompson e Ralph Humphrey uma nova ampla gama de tamanhos de tom-tom (tambores) para tocar. Os novos sons foram inteligentemente integrados às composições de Zappa". 

Parte do repertório de músicas para a turnê foi um medley de músicas que Zappa construiu a partir do álbum de estreia, “Mothers of Invention”, de 1966, Freak Out, e We're Only In It For The Money, de 1968, mas com arranjos significativamente alterados. “Zappa/Erie” marca a primeira vez que essas interpretações, bem como um show completo da turnê do 10º aniversário, serão lançadas. Espalhados pelos discos 1 e 2 da coleção, alguns dos muitos destaques do concerto incluem "Cosmik Debris", um ótimo arranjo funky de "Pygmy Twylyte", "Montana", "Cheepnis", "Inca Roads", "com um forte motivo de chocalho por toda parte e as versões radicalmente reconfiguradas das primeiras faixas de “Mothers”, como "Hungry Freaks, Daddy", "Wowie Zowie", "How Could I Be Such A Fool", "Harry, You're A Beast" e "The Idiot Bastard Son". Embora nunca tenha sido lançado oficialmente, o show cresceu em estatura graças a um cassete que vazou do círculo íntimo de Zappa e está disponível no mundo da pirataria há muitos anos. É a partir desse show que Zappa usou segmentos de "Son Of Orange County" e "More Trouble Every Day" para seu amado álbum “Roxy & Elsewhere”. Agora, finalmente, quase cinco décadas depois, o concerto completo mixado da fita master está sendo disponibilizado. 


Quando Zappa entrou no Gannon Auditorium, em Erie, mais tarde naquele outono, ele foi apoiado por uma formação menor, com Thompson, Duke, Brock e Fowler e a venerável Ruth Underwood reingressando ao grupo, na percussão. Apesar de Zappa estar sofrendo com gripe, ele passou por lá como o profissional que era e fez uma performance forte com uma banda igualmente forte. O setlist variou muito do show anterior alguns meses antes e os destaques, encontrados nos discos 3 e 4, incluem o arranjo ao vivo de 1974 de "Dinah-Moe Humm", com Zappa cantando a linha extra que normalmente não era cantada, o fluxo constante de "Inca Roads", "Penguin In Bondage", "Uncle Meat" e "Don't Eat The Yellow Snow". A improvisação da guitarra de Zappa durante "Dupree's Paradise" proporciona um vislumbre das composições por vir, principalmente "Zoot Allures" e "Any Downers". Além de lutar contra a gripe, Zappa também lutou com um público indisciplinado que se confrontava entre si, porque o público na parte de trás estava chateado porque as pessoas da frente não se sentavam para eles poderem ver, o que causou muita tensão. Por causa disso, Zappa parou o show várias vezes para colocar a multidão sob controle e os fãs poderem ouvir como ele lidou com a situação. O próprio Zappa liberou incidentes como este, como "Geneva Farewell", em “You Can't Do That Anymore On Stage, Vol. 5”,. por isso a tradição continua. As faixas-bônus no disco 3, "Montana" e "Get Down", tiradas de “South Bend, Ind.”, de 1974, foram escolhidas e mixadas por Zappa, mas nunca foram lançadas.

Em 12 de novembro de 1976, quando Zappa veio a Erie pela última vez, ele era mais popular do que nunca e havia se graduado na Erie County Fieldhouse, onde as principais turnês da cidade nos anos 70 foram realizadas. Armada com uma formação completamente diferente, a banda consistia de Eddie Jobson nos teclados e violino; Patrick O'Hearn no baixo e vocais; Ray White na guitarra e vocais; Terry Bozzio na bateria e vocais; e Lady Bianca nos teclados e vocais, que deixaria a banda uma semana depois, após apenas um mês de turnê. Embora Zappa e a banda tenham feito uma grande apresentação, o show não foi sem drama, pois uma nevasca repentina atrapalhou o equipamento de luz e som que não conseguiu chegar a tempo para o show. No último minuto, foram alugados equipamentos e isso fez com que certos fãs reclamassem na bilheteria que "o show não valia o valor do dinheiro pago". Destaque nos discos 5 e 6, o setlist é em sua maior parte retirado de faixas dos álbuns “Apostrophe (')”, “Over-Nite Sensation” e o mais novo LP de Zappa da época, “Zoot Allures”, de 1976. Canções como "The Torture Never Stops" e "Black Napkins" mostram exercícios de guitarra extraordinários e prolongados de Zappa sobre as novas composições. Uma performance bônus extra de "Black Napkins", do show de Toledo, Ohio, na noite seguinte encerra o set e exemplifica como Zappa executava músicas  de forma diferente de show para show.

A montagem deste novo set, “Zappa/Erie” foi uma espécie de projeto de paixão para Joe Travers, que cresceu em Erie. Embora ele tivesse visto as fitas marcadas "Erie" no Vault em seus 27 anos como Vaultmeister, foi só na pandemia que ele finalmente escutou esses shows e percebeu que eles eram bons demais para não serem lançados. "Quando a pandemia de Covid-19 chegou, em 2020, eu me vi, como tantos outros, com muito tempo extra em minhas mãos", revela Travers. "Por causa disso, me joguei ainda mais profundamente no arquivo do fabuloso cofre do Sr. Frank Zappa". Durante esse tempo, percebi que em todos os meus anos como Vaultmeister de Zappa, eu nunca havia priorizado documentar os concertos que FZ tocou na minha cidade natal de Erie, Pensilvânia". O livreto de Erie inclui uma polaroide autografada de Zappa que a mãe de Travers comprou com entusiasmo para ele em uma venda de garagem local em Erie, em algum momento dos anos 90.  Durante anos ela ficou guardada em segurança e só recentemente, ao trabalhar nesse lançamento, Travers a reexaminou apenas para perceber que, muito provavelmente, foi tirada na Erie County Fieldhouse, em 1976. Então, agora, mais de 46 anos depois de ter sido tirada e duas décadas depois que a mãe da Travers a presenteou a seu filho, ela entrou na embalagem narrando os shows de Zappa em Erie, fazendo um círculo completo.


Agradecimento: Universal Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário