Translate

3 de agosto de 2022

A história de Ziggy Stardust é contada de forma inédita no Brasil, pela Editora Belas Letras

Foto: Belas Letras


O livro mais importante sobre a criação do personagem alienígena vivido por David Bowie, finalmente chega ao Brasil a partir desta quarta-feira, 03 de agosto, pela editora Belas Letras.

“David Bowie: A construção de Ziggy Stardust”, escrito por Simon Goddard, jornalista musical que também escreveu o livro Mozipedia – The Encyclopedia of Morrissey and The Smiths - eleito o livro do ano pela Revista Mojo, dividiu a obra em duas partes. A primeira aborda a criação da ideia e todas as influências usadas na concepção do personagem. E a segunda conta toda a trajetória de Ziggy em nosso mundo, passando pelo início de sua carreira, até o trágico fim do rockstar alienígena.

Ziggy Stardust encarava o espelho do banheiro, vendo o rosto pálido e ossudo, com seus dentes tortos sorrindo nervosamente. Uma parte de seu cérebro ainda não tinha certeza se era Ziggy olhando para David Bowie no espelho ou vice-versa. Porém, ao passar seus dedos por seu cabelo cortado — não era um corte ruim, mas teria de mudar a cor — e piscar seus olhos — um gigante de gás saturniano, o outro anão mercuriano; um verde místico neptuniano, o outro azul brilhante plutoniano — ele tinha plena consciência de que nenhum ser humano teria aquela aparência. Ele realmente era o Starman.

Foto: Belas Letras


Lançado em 1972, o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars mudou os rumos da carreira de David Bowie e, consequentemente, da música e cultura pop. A obra ganhou duas vezes o Disco de Platina, vendendo um milhão e meio de cópias no Reino Unido. Ao criar o conceito do personagem, Bowie contou a história de seu alter ego, a manifestação humana de um ser alienígena que tenta trazer esperança a um planeta já condenado. Ele é a personificação de um rockstar: promíscuo e um consumidor feroz de drogas, mas com um discurso forte e esperançoso sobre paz e amor.

Bowie cantou ao longo das 11 faixas do álbum a trajetória de seu alter ego, encerrando sua história de forma épica e dramática. O cantor inseriu elementos de ficção científica na obra, além de abordar temas como androginia, sexo, drogas e o esgotamento de recursos naturais. O álbum foi um marco na carreira do artista, sendo considerado um dos maiores discos de todos os tempos por influentes veículos de comunicação como a Rolling Stone, Time e Melody Maker.

Ziggy Stardust é uma parte importante da história de David Bowie, sendo uma peça chave para entender a criatividade e ousadia de uma das maiores mentes da música e da cultura pop. Este lançamento, inédito no Brasil, é um mergulho em uma das fases mais interessantes da vida do camaleão do rock.

A editora Belas Letras criou uma edição especial limitada para quem adquirir o livro através de sua loja online: 1 exemplar de “David Bowie: A construção de Ziggy Stardust”, com 400 páginas + 1 adesivo de raio + 1 mini pôster Ziggy Star (15x22cm) + 1 marcador de páginas personalizado, apenas enquanto durar o estoque: https://www.belasletras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário