Translate

9 de março de 2023

Jota Quest – Jota 25 - Espaço Unimed - São Paulo – SP

Foto: Fabio Blanes Xavier



Jota Quest – Jota 25  - Espaço Unimed - São Paulo – SP - 04 de março de 2023


Por Fabio Blanes Xavier

Fotos: Fabio Blanes Xavier


E lá se vão 25 anos daqueles amigos que começaram a tocar juntos em Belo Horizonte com o nome de um desenho animado e, com medo de serem processados pela Hanna Barbera, mudaram o nome para Jota Quest, que era como o amigo Tim Maia se referia à banda, no final de 1997.

Para essa comemoração mais que especial, organizaram a turnê Jota25, que iniciou ano passado e teria São Paulo como o ponto de partida da temporada 2023. O Espaço Unimed foi lotando horas antes da apresentação com fãs de todas as idades.

O fundo do palco era um telão enorme, com vídeos e efeitos especiais para ilustrar cada uma das músicas. Um drone voava sobre a plateia e através dos integrantes, captando ângulos inusitados para o show. Nota 10 para a produção.

Foto: Fabio Blanes Xavier


Com um pequeno atraso, uma introdução pop seguida dos acordes iniciais da guitarra de Marco Túlio anunciava Além do Horizonte, do álbum Até Onde Vai de 2005. O show prometia ser um Greatest Hits da carreira; e eles não decepcionaram os fãs presentes na casa.

Logo na sequencia vieram Na Moral, Encontrar Alguém e O Sol, com o telão mostrando o amanhecer e a evolução da luz do dia, com a galera cantando a plenos pulmões.

Hoje em dia o Jota está entre as top3 bandas do Brasil, tranquilamente. A qualidade musical dos seus integrantes aliado ao entrosamento dos 25 anos juntos os credencia como uma das grandes de todos os tempos. E a evolução da produção dos seus shows é perceptível; posso falar por experiência própria, pois é meu sexto show.

Um pequeno intervalo e os roadies montavam instrumentos na extensão do palco mais próxima do público, algo já tradicional e que iniciou nos shows da turnê Acústico. Um set mais intimista veio com Daqui Só Se Leva o Amor, Fácil, Vou Pra Aí e Palavras de Um Futuro Bom, fechando com As Dores do Mundo, já fazendo as vozes ecoarem mais alto novamente.

Foto: Fabio Blanes Xavier

Foto: Fabio Blanes Xavier


A formação ainda é a original, desde 1996, ano de lançamento do álbum J Quest. O último a entra na banda foi Rogério, após ser aprovado em um teste com mais de 18 candidatos.

O setlist passeou por quase toda a discografia; apenas o álbum La Plata de 2008 ficou de fora. O Que Eu Também Não Entendo, Blecaute, O Vento, Hoje; logfo após veio a música mais nova da noite, A Voz do Coração, lançada em 2020, em plena pandemia, na live do Centro Cultural Banco do Brasil em BH e, posteriormente, no EP dessa mesma live.

Fechando a noite, vieram Dias Melhores, Tempos Modernos de Lulu Santos e Dentro de Um Abraço, com pedidos de Rogério para todos se abraçarem na plateia, o que foi prontamente atendido por todos presentes. Momento família.

Tudo escuro por alguns momentos e a plateia começa a entoar “EU NÃO VOU EMBORAAAA”... Ninguém sairia dali sem o bis. A banda volta e após apresentar os componentes mais os backing vocals, composto por Play e Tibless, começa uma pequena introdução para Sempre Assim e Do Seu Lado, de Nando Reis. Muito papel picado voando, TODAS as pessoas presentes no Espaço Unimed cantando, uma verdadeira festa para encerrar um grande show de uma grande banda.

Obrigado por esses 25 anos de grandes canções, Jota Quest. Que venham mais 25.

Foto: Fabio Blanes Xavier

Foto: Fabio Blanes Xavier


SETLIST:

Além do Horizonte

Na Moral

Encontrar Alguém 

O Sol

Mais Uma Vez (Não Chore Mais, Woman No Cry - Gilberto Gil)

Já Foi

Amor Maior

Pra Quando Você Se Lembrar de Mim

Bass solo

Mandou Bem

Daqui Só Se Leva o Amor

Fácil

Vou Pra Aí

Palavras de Um Futuro Bom

As Dores do Mundo

O Que Eu Também Não Entendo

Drum solo

Blecaute

O Vento

Hoje

A Voz do Coração

De Volta ao Planeta (Sociedade Alternativa - Raul Seixas)

Oxigênio

Dias Melhores

Tempos Modernos (Lulu Santos)

Dentro De Um Abraço


Encore:

Sempre Assim

Do Seu Lado


Um agradecimento especial para Talento Comunicação pelo credenciamento e Espaço Unimed por toda atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário