Translate

2 de junho de 2023

O novo livro de Paul McCartney será lançado mundialmente no dia 13 de junho e chega ao Brasil pela Belas Letras

Foto: Belas Letras


Um olhar exclusivo e inédito do nascimento da beatlemania.

O novo livro de Paul McCartney, 1964: Os Olhos do Furacão, vai revelar imagens nunca antes vistas desse momento histórico, pela primeira vez. O lançamento mundial do livro acontece no dia 13 de junho e a Belas Letras é a editora oficial da obra no Brasil. O livro é um recorte do início da beatlemania, registrando a passagem dos Beatles pelas cidades de Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington D.C. e Miami. São 275 fotografias, a maioria delas inédita, tiradas por Paul McCartney em uma câmera 35mm. A edição chega em formato de luxo com capa dura, 336 páginas, comentários do próprio Paul McCartney e textos contextualizado a época.

Em 2020, um tesouro extraordinário de quase 1 mil fotografias tiradas por Paul McCartney nesse período foi redescoberto em seu arquivo, que conta com aproximadamente 1 milhão de itens e ainda está em fase de catalogação. Elas registram intimamente os meses entre o final de 1963 e início de 1964, quando a Beatlemania estourou no Reino Unido e, após a primeira visita da banda para os EUA, eles se tornaram as pessoas mais famosas do planeta. As fotos são o registro pessoal de McCartney dessa época explosiva, quando eles, os Beatles, estavam dentro olhando para fora e eram, segundo reflete Paul, os “Olhos da Tempestade”.

“1964 foi o ano do sucesso mundial deles. Paul não apenas celebra, mas nos conta e ainda nos mostra com suas fotos como foi aquele momento no fim de 63 e início de 64. Nada mais intimista do que o olhar de um Beatle dentro daquele furacão maravilhoso.” – Gilvan Moura, revisor técnico e criador da Beatles School.

Foto: Belas Letras


No prefácio, Paul lembra “o que mais você pode chamar – pandemônio” e transmite suas impressões sobre a Grã-Bretanha e a América em 1964 – o momento em que a cultura mudou e os anos sessenta realmente começaram.

Qualquer um que redescubra uma relíquia pessoal ou um tesouro familiar é instantaneamente inundado de memórias e emoções, que então desencadeiam associações enterradas na névoa do tempo. Essa foi exatamente a minha experiência ao ver essas fotos, todas tiradas durante um intenso período de três meses de viagem, culminando em fevereiro de 1964. Foi uma sensação maravilhosa ser lançado de volta. Aqui estava o meu próprio registro de nossa primeira grande viagem, um diário fotográfico dos Beatles em seis cidades, começando em Liverpool e Londres, seguida por Paris (onde John e eu éramos caroneiros comuns três anos antes) e então o que consideramos o grande momento, nossa primeira visita como um grupo à América.” – Paul McCartney.

Como parte das comemorações dos 60 anos da Beatlemania, as imagens do livro serão exibidas pela primeira vez na reabertura do National Portrait Gallery’s, em Londres, na Inglaterra. A exposição tem início no dia 28 de junho e se encerra no dia 01 de outubro, sendo parte da programação dos eventos do lançamento mundial do livro.

Foto: Belas Letras


Paul McCartney - 1964: Olhos da Tempestade inclui:

• Seis portfólios de cidades – Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington, D.C. e Miami – apresentando 275 das fotografias de Paul McCartney e suas reflexões sinceras sobre eles

• Prefácio de Paul McCartney

• “Beatleland”, uma introdução da historiadora de Harvard e ensaísta nova-iorquina Jill Lepore

• Prefácio de Nicholas Cullinan, Diretor da National Portrait Gallery, Londres, e

“Another Lens”, um ensaio da Curadora Sênior Rosie Broadley


O livro Paul McCartney – 1964: Os Olhos do Furacão já está em pré-venda no site da Amazon.

Mais informações: https://bit.ly/3C9fcU1

Nenhum comentário:

Postar um comentário